(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

MafiaLeaks é criado para denunciar crime organizado italiano


postado em 06/11/2013 12:56 / atualizado em 06/11/2013 12:02

(foto: Reprodução www.mafialeaks.org)
(foto: Reprodução www.mafialeaks.org)
ROMA - Um grupo de especialistas em informática italianos inaugurou nesta terça-feira a página MafiaLeaks, na qual é possível fazer denúncias contra o crime organizado - informou o jornal italiano "La Repubblica".

"Serve para denunciar as atividades da máfia de forma anônima, de maneira que aqueles que oferecem informações importantes sejam protegidos", explicou um dos fundadores.

A página está a serviço das vítimas da máfia, que sofrem extorsões, dos mafiosos que quiserem deixar a organização e colaborar com a Justiça, ou das pessoas que simplesmente queiram denunciar delitos cometidos pelo crime organizado.

Para proteger a identidade de quem envia a mensagem, os técnicos estabeleceram um trâmite complexo que lhes permite garantir o anonimato on-line.

As mensagens podem ser enviadas a determinados juízes, jornalistas, ou membros das forças de segurança. Os nomes deles também não foram divulgados.

"Somos um grupo pequeno de técnicos. Pagamos do nosso bolso a gestão da página. Não é nosso trabalho fixo", disse um deles.

"O MafiaLeaks pode ser um instrumento eficaz para quebrar o muro de silêncio que protege a máfia", comentou o juiz antimáfia Nicola Gratteri.

Ele advertiu que é preciso manter a prudência, porque nesse ambiente reinam o desejo de vingança e as informações falsas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)