(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Twitter, uma obscura história de traições e disputas por sua criação


postado em 05/11/2013 13:21

SAN FRANCISCO - A história, obscura e repleta de traições, da criação do Twitter volta a ocupar o primeiro plano com a aproximação de sua entrada na bolsa. A lenda local diz que Jack Dorsey propôs a ideia da rede social aos outros cofundadores em um parque de São Francisco. O próprio Dorsey alimenta esta versão.

"O Twitter não foi concebido em uma quadra do South Park, nem foi unicamente ideia de Dorsey", afirma, por outro lado, Nick Bilton, um jornalista do New York Times, em um recente artigo adaptado de seu livro de publicação próxima "A eclosão do Twitter: uma história verdadeira de dinheiro, poder, amizade e traição".

Dorsey evocou em entrevistas que concedeu a fascinação que sentia quando criança por escutar a rádio dos serviços de emergência. "Sempre falavam onde iam, onde estavam e daí surgiu a ideia do Twitter", disse à rede CBS no ano passado.

Pouco depois de sua chegada a São Francisco, Dorsey começou a trabalhar no Odeo, uma plataforma de podcasts fundada por Evan Williams e Noah Glass, onde ganhou fama de estrela da programação de informática. Seguindo o costume do Vale do Silício, que tende a combinar trabalho e diversão, Dorsey se transformou em amigo próximo de Glass, segundo o livro de Nick Bilton.

Misterioso nascimento


A ideia do Twitter aparece quando a Apple soma o podcast a seu serviço de música online iTunes, liquidando o projeto do Odeo.

Dorsey disse ter apresentado o conceito a colegas do Odeo em um parque. Entre eles, se encontrava outro programador, o alemão Florian Weber.

O livro de Nick Bilton evoca uma noitada no começo de 2006.

Nessa ocasião, Dorsey e Glass tiveram uma conversa em um carro, em um estacionamento: Dorsey falou de um serviço cujo status seriam publicados pelas pessoas e Glass achou que uma ideia desse tipo poderia funcionar se conseguisse gerar conversas entre os usuários.

Glass assumiu a representação do projeto diante de seus colegas do Odeo, onde Williams e outros já estavam trabalhando em uma ideia similar a partir de mensagens de áudio.

A enciclopédia online Wikipédia descreve por sua vez a origem de Twitter como resultado de um dia de "brainstorming" entre membros do conselho de administração de Odeo.

Todos concordaram que Glass deve dirigir o projeto, seguido por Christopher "Biz" Stone como encarregado pelo design, e Dorsey e Weber na programação. Glass encontra o nome folheando as páginas de um dicionário e Dorsey publica o primeiro tuíte em março de 2006.

Um ano depois, o Twitter seduz os participantes no festival South by Southwest no Texas e logo se transforma em um fenômeno de massas.

Traições

Segundo um artigo recente artigo da revista New Yorker, as pessoas envolvidas no Twitter reconhecem no geral o papel chave desempenhado por Dorsey, fundamentalmente Weber, para quem "a visão e o impulso foram sem dúvida de Jack".

Contudo, Nick Bilton também menciona manobras realizadas por Dorsey que, aproveitando as tensões existentes entre Williams e Glass, afastou este último e se transformou no primeiro diretor geral do Twitter em 2007.

"Na realidade, Dorsey tirou o homem que foi, sem dúvida, o cofundador com maior influência no Twitter antes do lançamento do site, antes de ele ser expulso", escreve Nick Bolton.

No ano seguinte, Williams substitui Dorsey antes de ceder seu lugar em 2010.

Dorsey e Williams continuam ocupando um lugar no conselho de administração do Twitter, enquanto Stone abandonou a empresa há dois anos. Todo o mundo esqueceu Glass, ausente das reuniões entre cofundadores organizadas agora para festejar a entrada da empresa na bolsa.

"A realidade é que se tratou de um projeto em grupo" e que o Twitter "saiu das conversas", comentou Glass em uma rara entrevista concedida em 2011 ao site Business Insider, na qual afirma: "eu sei que sem mim o Twitter não existiria".

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)