(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Para eliminar de vez arquivos


postado em 24/10/2013 00:12 / atualizado em 24/10/2013 10:11

José Antônio Ramalho

Quando você apaga um arquivo em seu micro ele é movido para a lixeira do sistema operacional e fica lá até que você a esvazie. Esse procedimento do sistema operacional é útil quando, por acidente, apagamos um arquivo que não deveria ter sido apagado, propiciando sua recuperação com apenas um clique.

O que muitos usuários não sabem é que mesmo depois de esvaziar a lixeira um arquivo pode ser recuperado. Isso é possível com programas especializados,  como o Recuva, disponível em sites de download.

Muitos arquivos que são apagados contêm informações sigilosas às quais você não gostaria que ninguém tivesse acesso .

Se você quiser ter certeza de que um arquivo não será recuperado, precisa usar um programa que faça uma limpeza completa dos vestígios dele  do seu disco. Isso acontece pois o Windows não elimina o arquivo fisicamente quando ele é apagado. Ele simplesmente diz ao sistema operacional que a área do disco onde ele estava gravado está liberada para ser usada. Dessa forma, se outro arquivo não ocupar aquela área, você ou algum bisbilhoteiro podem entrar pela porta do fundo do sistema operacional e recuperar os dados.

Para a maioria dos arquivos, use o procedimento normal do Windows para apagá-lo, contudo, para aqueles que são confidenciais, use um programa como o Free File Shredder, disponível em https://cnet.co/1d9OpFg.

O programa tem uma interface bem simples e não exige muito trabalho de sua parte. Na tela inicial do programa você pode escolher entre apagar um arquivo (file), uma pasta (folder) ou eliminar o conteúdo da lixeira (recycle bin).

Se você escolher eliminar um arquivo a próxima tela pede para que você arraste o arquivo para dentro da janela. Podem ser apagados mais de um arquivo ao mesmo tempo. No caso de ter escolhido apagar uma pasta, informe o seu caminho.

Na próxima etapa o programa oferece três maneiras de apagar o arquivo. A primeira, Quick delete, preenche o espaço do arquivo com dados aleatórios. A segunda faz diversas regravações e a última é a mais poderosa, mas mais demorada.
Mesmo a opção mais simples já elimina o conteúdo original do arquivo, mas quanto mais importante for sua informação, mais você deve escolher as opções mais demoradas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)