(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Etiópia lança programa de exploração espacial


postado em 22/10/2013 12:11

ADIS ABEBA - A Etiópia revelou na última sexta a primeira fase de um programa de exploração espacial, que inclui o primeiro observatório de padrão internacional na África Oriental, destinado a promover a pesquisa astronômica.

O observatório  foi inaugurado oficialmente no sábado e conta com dois telescópios de um metro de diâmetro cada um para observar "planetas, diferentes tipos de estrelas, a Via Láctea e galáxias distantes", explicou seu diretor, Solomon Belay.

Esta nova instalação, estimada em 3,4 milhões de dólares (2,5 milhões de euros) e administrada pela Sociedade Etíope do Espaço e da Ciência, foi financiada pelo executivo etíope-saudita Mohamed Alamudi.

O observatório está localizado 3.200 metros acima do nível do mar, nas montanhas de Entoto, perto da capital Adis Abeba. Uma localização ideal, segundo os especialistas.

O observatório se destinará essencialmente "à busca em astronomia e astrofísica", disse Belay.

A próxima etapa para o governo etíope será a criação de uma política espacial.

Nos próximos três anos, o país lançará seu primeiro satélite com fins de pesquisa meteorológica e desenvolvimento das telecomunicações, afirmou a Sociedade Etíope do Espaço e da Ciência.

Para Belay, a promoção da ciência é um dos elementos chave para o desenvolvimento deste país, que ainda é um dos mais pobres do mundo.

"Se relacionarmos a economia com a ciência, poderemos então passar de nossas técnicas agrícolas obsoletas à industrialização e a uma agricultura mais moderna", afirmou otimista Belay.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)