(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nokia Asha 501 para dois cartões SIM é bonito, barato e bem básico


postado em 10/10/2013 10:00 / atualizado em 10/10/2013 10:07

Bruno Silva

Na linha de entrada dos smartphones, o Asha 501 encara uma tarefa difícil: competir com o batalhão de aparelhos equipados com o sistema operacional Android. Vendido a R$ 329, o celular da Nokia voltado a mercados emergentes traz, de cara, alguns dos componentes que interessam a esse público, como o suporte a dois cartões SIM — algo desejado em um país em que há mais linhas de celular do que pessoas.

O aparelho segue a bela concepção de design introduzida pela Nokia com os Lumias (e, pelo visto, bem apreciada pela Apple com o novo iPhone 5C): linhas simples, material fosco e diversas variações de cor — entretanto, no Brasil, o celular só é vendido nos modelos branco e preto. Mas, como era de se esperar, o material passa longe da qualidade dos aparelhos de ponta da fabricante finlandesa, com um plástico mais leve. Tudo para cortar os custos.

A engenharia para tornar o Asha 501 um celular barato também o faz pouco potente. Com apenas 64MB de memória RAM, e um processador cuja especificação nem sequer foi divulgada pela Nokia, não se pode esperar muito em termos de desempenho desse pequeno celular.

Mas o hardware menos potente também traz vantagens. A mais evidente é a longa duração da bateria, que, segundo a Nokia, dura cerca de 26 horas. Após o teste realizado pelo Informátic@, o aparelho ficou desligado por cerca de duas semanas e, após ser acionado novamente, estava próximo da carga completa.

O tamanho do celular é ideal para levar o celular a um evento ou para a balada, mas essa característica tem um revés: a pequena tela touchscreen. Entretanto, a Nokia soube contornar bem a deficiência com a interface simples de usar e intuitiva do sistema operacional, que une características dos mortos-vivos Maemo, MeeGo e Symbian. Uma passada de dedo (que revela boa sensibilidade do display) e você vai para o Fastlane, que reúne aplicativos e notificações. Dentro de cada programa, o gesto também abre menus.

O sistema operacional conta com um grande ponto negativo na hora da compra, pois, apesar de o celular estar bem equipado de aplicativos, a perspectiva de desenvolvimento é muito pequena. Para quem deseja extrair mais do celular, talvez seja interessante economizar por alguns meses e optar por um aparelho com plataforma ainda ativa comercialmente – seja Android, seja Windows Phone.

Temperatura média: 5
É esteticamente agradável e prático, mas o sistema operacional fraco o faz ser engolido pela concorrência
BATERIA Você pode deixá-lo dias longe da tomada — raridade para um smartphone
VISUAL Mais uma prova de que a Nokia está no caminho certo do design de celulares
HARDWARE O celular não trava, mas também não se pode esperar muito em termos de desempenho
PLATAFORMA Dificilmente terá a oferta de aplicativos de iOS, Android e Windows Phone


Especificações
Processador: não informado
Memória: não informado
Tela: 3 polegadas
Sistema operacional: Nokia Asha 1.0
Dimensões (A x L x E em mm): 99,2 x 58 x 12,1
Peso: 97 gramas
Conectividade: Wi-fi, 3G e Bluetooth
Preço: R$ 329


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)