(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Navegação mais segura


postado em 10/10/2013 00:12 / atualizado em 10/10/2013 13:14

José Antônio Ramalho

Sempre que encontro algum programa que seja útil ao leitor, procuro compartilhá-lo aqui na coluna. Em maio falei do Hotspot, um programa que permite alterar o endereço IP da máquina. Essa ação é bastante útil, principalmente para quem costuma acessar sites de downloads, como o FilePost ou NovaFile, entre outros, que costumam limitar a quantidade de MB que podem ser baixados por hora, ou estipulam um intervalo mínimo de tempo entre os downloads, obrigando o usuário a esperar, por exemplo, por duas horas antes de poder baixar mais um arquivo do site.

Esse controle é feito, na maioria das vezes, pelo número IP. O endereço IP é um conjunto de números no formato 192.165.362.264 que identifica de forma única sua localização. É por meio dele que alguns sites fazem ofertas específicas para sua cidade ou região, ou, no pior caso, não permitem o acesso ao seu conteúdo. Alguns sites disponibilizam séries de TV, filmes e documentários, mas eventualmente você já deve ter recebido o desagradável alerta que aquele conteúdo não está disponível para seu país ou região.

Um programa para isso, o Safe IP, pode ser baixado em https://bit.ly/16nC9iL. Sua instalação é muito simples. Escolha o idioma de instalação, neste caso, o português de Portugal, e siga as instruções. Ao ser executado, ele recomenda que sejam fechados os programas que se conectam à internet.

Na tela inicial, ele mostra seu endereço atual de IP. Na parte esquerda da tela, você pode escolher um local para ser usado como IP fictício. Depois de escolher, é só dar um duplo clique e o endereço será alterado. Você não precisa de mais nada para navegar. Você pode diminuir a janela do programa, mas não deve fechá-la. Uma vez ativado, você não verá nada de anormal na navegação em seu navegador.

Você pode mudar as configurações clicando no item Settings e ativando o recurso desejado, como o bloqueio de anúncios (Advertising blocking) , aqueles que aparecem para sua região, rastreio de cookies ou os demais recursos. Note que a proteção para Wi-fi é disponível só na versão paga. Se quiser, poderá mudar o idioma clicando no item Language e escolher aquela que preferir.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)