(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Moto X aposta em recursos aperfeiçoados. Confira o teste


postado em 12/09/2013 15:00 / atualizado em 12/09/2013 16:24

Novo modelo da Motorola agrada pelo design e pela praticidade de uso(foto: FOTOS: MOTOROLA/DIVULGAÇÃO)
Novo modelo da Motorola agrada pelo design e pela praticidade de uso (foto: FOTOS: MOTOROLA/DIVULGAÇÃO)
As primeiras impressões relativas ao aparelho foram bem positivas. E depois de alguns recursos testados, dá para afirmar que ele é realmente bom. O Moto X não é um celular grande nem pesado. Tem tela de 4,7 polegadas, que é, segundo a Motorola, o tamanho limite para um uso confortável, e nisso ela tem certa razão, pois com tais medidas é possível sem grandes problemas usar o smartphone com apenas uma mão (tirar fotos ou acessar funções, por exemplo). Seu peso (130 gramas) e dimensões mostram enorme diferença se comparados, por exemplo, com os de um Galaxy S4. E se colocado diante de um Nexus 4 (da Google), que tem o mesmo tamanho de display, a sensação é de que ele é menor. Deve-se isso ao fato de ele apresentar uma borda bem fina, que reduz a largura do aparelho. Além disso, o novo smartphone da Motorola se adapta melhor à mão por causa do corpo anatômico, que é menos largo e ainda tem uma curvatura na parte traseira.

O design do aparelho não chega a ser um primor, mas não deixa de ser bonito. Nesse aspecto, entretanto, saímos perdendo em relação aos Estados Unidos, uma vez que ele aporta aqui apenas nas cores preta e branca. O MotoMaker, função desenvolvida pela Motorola que permite escolher as cores do dispositivo, ainda não está disponível no Brasil nem tem data para chegar (se chegar). Além disso, o vidro (tela) do smartphone não fica no mesmo nível do restante do seu corpo (de plástico), deixando a impressão de que o gadget está envolvido por uma espécie de capa. Fica, portanto, um minúsculo degrau entre o vidro (visor) e o plástico (borda) do equipamento.

Voz e movimento
Grande aposta da Motorola para o novo modelo é realmente seu recurso de reconhecimento de voz, que está inteiramente adaptado à língua portuguesa. Nisso, a ferramenta Google Now se torna o cérebro do aparelho. Para acionar o serviço, depois de devidamente cadastrada a voz do usuário, basta dar o comando “OK, Google Now”. Em seguida, basta fazer qualquer pergunta ou pesquisa para ter seu pedido atendido pela ferramenta de busca do Google. É possível, por exemplo, receber orientações a respeito do trânsito do Google Maps, respostas para contas matemáticas e até sugestões de lugares.

Com boa vontade, pode-se dizer que o Moto X é o aparelho mais inteligente no Brasil. Conta com um chip exclusivo para computação contextual. Assim, com pouca luminosidade o aparelho reconhece quando está no bolso ou bolsa e sabe quando é retirado de lá. Percebendo o movimento, mostra na tela as horas sem ser preciso pressionar nenhum botão. E se houver alguma notificação, ele também a mostra, também sem ser necessitar pressionar nada. O modelo é ainda capaz de reconhecer quando está sendo usado em um carro calculando movimentos mais rápido pelo seu GPS. Nessa situação, suas funções se adaptam para possibilitar seu uso sem distrações ao volante e sem precisar encostar nele. Caso alguém ligar, basta você falar “atender” para completar a ligação. Se não for aceitar, diga “ignorar” que a chamada é cancelada. E se você falar “mensagem”, um SMS automático é enviado, avisando que não pode atender. Ainda: se você receber uma mensagem de texto, pode pedir ao aparelho que a leia em voz alta.

Ele carrega ainda na sua câmera um truque interessante: com duas chacoalhadas, mesmo com a tela bloqueada, o celular a ativa automaticamente, diminuindo bem o tempo necessário para tirar uma foto. E basta tocar a tela em qualquer lugar para fazer a foto. A câmera não chega a fazer frente às de outros equipamentos de ponta (como a do Lumia 920), mas é boa. E se sai bem em ambientes com pouca iluminação, faz imagens com resolução de 10MP e conta com uma lente frontal que faz fotos de 2,2MP.

O Moto X tem processador dual core de 1,7 GHz e 2GB de RAM, que ajudam a rodar vários apps simultaneamente sem travamentos. Carrega a versão 4.2.2 do Android, o que o torna mais leve. A capacidade de armazenamento do celular é de 16GB de espaço livre, o que não é suficiente para suportar um uso mais intenso do aparelho. Também a falta de um slot para cartão micro-SD chega a ser um incômodo do Moto X.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)