(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

The Smurfs 2 chegam em versão de videogame

Apesar de trazer elementos divertidos e cenários coloridos, o título peca nos efeitos visuais e nos detalhes gráficos dos personagens


postado em 05/09/2013 09:42 / atualizado em 05/09/2013 12:14


Em maio de 2011, o mundo viu, em três dimensões, como são as minicriaturas azuis que animavam as manhãs das crianças dos anos de 1980. Papai Smurf, Smurfette, Robusto, Joca, Ranzinza, Gênio e tantos outros personagens ganharam um longa-metragem, que no Brasil foi um dos filmes mais assistidos naquele ano, reunindo cerca de 5 milhões de espectadores. Agora, além do segundo filme – e após habitar os cogumelos de jogos sociais e mobile –, os azuis ganham o 'The smurfs 2', um game ao estilo plataforma para a geração de consoles atual.

Desenvolvido pela WayForward e publicado pela Ubisoft, 'The smurfs 2' invade os consoles das crianças e dos adultos trazendo elementos que, mesmo divertidos, se mantêm sóbrios e não tentam inovar. Muito pelo contrário. Preservar os elementos básicos de jogos clássicos de plataforma (movimentar-se para todos os lados, pular e lançar poderes nos inimigos) parece ter sido um dos objetivos traçados pelas empresas desde o início da produção. Sem desafios complicados demais para o jogador assíduo e sem punições que comprometem a experiência, o game é essencialmente feito para as crianças.

O visual não impressiona, apesar de apresentar paletas de cores interessantes na construção dos vários mundos diferentes – cinco no total. O jogo também abriga cenários formados por várias camadas, que dão noção de profundidade, mas erra ao não trabalhar detalhes gráficos dos personagens principais e dos inimigos (especialmente o segundo chefão). Os efeitos visuais são facilmente superados por muitos games da geração passada.

Um dos poucos chamativos, além da fofa Smurfette, é a presença de um menu totalmente interativo presente na aldeia de cogumelos, onde vivem as criaturas. Nele, o jogador pode andar livremente com o smurf em direção ao mundo que deseja jogar. 'The Smurfs 2' traz como principal motivação para o jogador a capacidade de liberar novos personagens. Cada um é dotado de uma habilidade especial, sendo que alguns têm maior poder de força, e outros conseguem saltar mais alto, o que ajuda a explorar o cenário.

Fugindo do gato malvado o jogador pode andar com seu smurf em direção ao mundo que deseja jogar(foto: Ubisoft/Divulgação)
Fugindo do gato malvado o jogador pode andar com seu smurf em direção ao mundo que deseja jogar (foto: Ubisoft/Divulgação)

Música

A trilha sonora do jogo é pobre e, com certeza, os pais vão ficar irritados quando o filho repetir várias vezes a fase e tocar a mesma música-tema. A dublagem dos personagens também não está impecável, com alguns bugs (como se o personagem estivesse repetindo o que está dizendo). Outro elemento ausente no título é a tradução completa para o português, o que é grave, tendo em vista o público-alvo do game. Além disso, faltou afinco nas cenas de transição, quando se passa de nível.

Entretanto, a maioria dos erros técnicos não é relevante quando a criança está se divertindo com 'The smurfs 2'. A capacidade para quatro jogadores é um catalisador para a diversão, e muda a percepção de que o jogo poderia ser apenas mais um de plataforma. Se você deseja uma pausa dos games densos e elaborados, ou uma experiência divertida com o filho, o sobrinho ou o afilhado, o título é ideal para isso.

Avaliação

Produção
» Ubisoft
Desenvolvimento
» Ubisoft San Francisco e Wayforward
Número de jogadores
» 1 a 4 (off-line)
Plataformas
» Playstation 3, Xbox 360, Nintendo Wii, Nintendo Wii U e Nintendo DS
Preço
» R$ 129,90
Classificação indicativa: livre


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)