(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Astronauta narra sua aterradora caminhada espacial


postado em 21/08/2013 12:38

ROMA - O astronauta italiano Luca Parmitano, que se encontra em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS), narrou nesta quarta-feira em seu blog sua aterradora experiência quando teve de interromper sua caminhada espacial por causa da inexplicável presença de água no capacete.

O incidente aconteceu em meados de julho, meia hora depois de ter iniciado sua segunda caminhada espacial.

"A sensação inesperada de ter água na nuca me surpreendeu, principalmente porque me encontrava num lugar onde preferia não ter surpresas", contou Parmitano, de 36 anos, comandante da Força Aérea italiana, que descreveu os detalhes da experiência inédita.

"Senti de cara que a temperatura do líquido era muito fria, e achei que podia ser suor", narrou. "Mas a água chegou a cobrir meu nariz, uma sensação realmente espantosa, que agravei ao tentar tirar a água sacudindo a cabeça".

"A parte superior do capacete estava cheia de água e não sabia se na próxima vez que respirasse iria encher meus pulmões de ar e não de líquido", confessou.

Parmitano conseguiu por fim comunicar-se com seu companheiro de caminhada, o americano Christopher Cassidy, e com a base de Houston, que ordenou que voltasse à estação.

Felizmente, ele estava ligado ao cabo de segurança que o une à estação espacial.

"Obriguei-me a ficar calmo e, com paciência, me aproximei da escotilha, ao mesmo tempo tentando imaginar uma maneira de eliminar a água caso ela me chegasse à boca", contou ainda.

O objetivo dessa caminhada espacial, a segunda no mês, era preparar a ISS para um novo módulo russo e fazer alguns reparos.

A caminhada teve uma hora e 32 minutos de duração, segundo a Nasa. Estava prevista para durar seis horas e 15 minutos.

Os especialistas da Nasa iniciaram investigações para estabelecer a causa exata da falha, por ora desconhecida.

Entre as possíveis causas figura um vazamento no sistema de refrigeração do traje espacial.

Todas as caminhadas espaciais estão suspensas no momento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)