(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cadê meu telefone?


postado em 15/08/2013 14:30 / atualizado em 15/08/2013 16:51

B.Piropo

Há algum tempo recebi uma mensagem do leitor Francisco Sacramento Lopes perguntando sobre uma forma de localizar, ou pelo menos bloquear, seu telefone Android em caso de perda ou roubo. Pesquisei o assunto e a resposta me pareceu tão útil, para tanta gente, que achei melhor publicá-la aqui em vez de fazê-lo na seção Pergunte ao Piropo. Aqui vai ela.

O caso mais elementar é aquele em que aparelho foi perdido e o usuário teve a sorte de que fosse encontrado por uma pessoa honesta. Atualmente, no patropi, esse fato é cada vez mais raro, mas sua probabilidade não chega a ser desprezível. Portanto nada custa (o programeto é gratuito) baixar da Google Play e instalar o Contact Owner. Imediatamente após instalado, ele vai pedir três informações: o contato a quem deve ser comunicado que o aparelho foi encontrado, com telefones e endereço de correio eletrônico, e duas frases, uma para ser exibida antes, outra depois dos dados do contato (nessa última, a introdução da expressão "será recompensado" ou similar aumentará significativamente a probabilidade de recuperação do aparelho). É só. A partir daí, tudo isso será exibido na tela de abertura do telefone, mesmo bloqueada, permitindo que a alma caridosa que o encontrou o encaminhe a seu dono.

Mas sempre existe a possibilidade de que a dita alma não seja assim tão caridosa e creia na estúpida afirmação "achado não é roubado", mesmo quando dispõe de meios de estabelecer contato com o verdadeiro dono. Para casos como esse há programas que permitem acionar o telefone remotamente por uma mensagem de texto e fazê-lo tocar permanentemente, localizá-lo por meio de seu GPS, informar caso o cartão SIM tenha sido substituído e até mesmo impedir que o mequetrefe que o encontrou altere configurações feitas pelo dono. Um deles é o Where's my droid, com duas versões: a gratuita e a Pro, que tira fotos com a câmara do aparelho, trava-o remotamente e apaga o conteúdo de seus cartões de memória. Não tenho experiência pessoal com ele, porque não o uso (logo veremos o motivo), mas deve ser bom, pois os usuários que enviaram opiniões para a Google Play lhe concederam cinco estrelas.

Porém o mais interessante é que os bons programas antivírus oferecem essas funcionalidades como parte de seus serviços, como por exemplo o AVG Antivírus e o Lookout Security & Antivirus. Novamente, não posso descrever suas funções, porque não os uso. Adoto o excelente Eset Mobile Security & Antivirus, que, além de proteger contra vírus e pishing (furto de dados), filtrar chamadas indesejáveis, oferecer uma monitoragem completa sobre o dispositivo e seus aplicativos (auditoria de segurança), vem integrado com uma excelente e completa proteção contra furto. Que permite definir quais os cartões SIM e que contatos são confiáveis (se um cartão não confiável for inserido, o telefone será bloqueado e uma mensagem de texto será enviada aos contatos confiáveis), bloquear o telefone com ou sem um alarme sonoro, receber as coordenadas do aparelho, exibir sua localização em um mapa do Google e limpar os dados armazenados no telefone. Sua licença de uso custa US$ 19,98 por um ano e US$ 29,95 por dois anos. Porém, considerando tudo o que ele faz, o custo-benefício é mais que favorável. Mas se se o telefone perdido ou furtado não tem proteção contra furto instalada? Nesse caso, há que se apelar para o plano B. Que, no Brasil, não funciona, pois depende da colaboração da prestadora de serviços telefônicos, mas que nos EUA tem a adesão das maiores prestadoras. O programa chama-se Plan B, é gratuito, pode ser baixado da Play Store e instalado remotamente no telefone sumido (desde que ele esteja ligado com o cartão SIM instalado e em área com sinal disponível). A partir desse momento, ele envia para a conta Gmail do usuário uma mensagem com as coordenadas do aparelho, um trecho do Google Maps mostrando sua localização e segue fazendo isso durante 10 minutos. No caso de furto, talvez não ajude muito, exceto se o ladrão for muito ingênuo. Mas, no caso de perda, pode salvar seu aparelho...


PERGUNTE AO PIROPO
Como montar um computador

Gostaria de saber quais as peças necessárias para montar um computador (exemplo: processador, placa mãe fonte etc.). Quais as melhores marcas?

Marcos Roberto, São José do Jacurí - MG

Não sei qual seu grau de experiência na montagem de computadores, então presumirei que seja leigo, porém interessado a ponto de lograr seu objetivo se obtiver a ajuda necessária. Se você vivesse em uma cidade de porte médio a grande, eu recomendaria um curso de montagem de curta duração. Mas, pelo que pude perceber, São José do Jacurí não é  uma dessas cidades nem fica próxima delas. Nesse caso, a alternativa é recomendar um bom livro. E isso eu posso fazer, já que acaba de ser lançada a 2ª edição do Montagem de Micros, de Gabriel Torres. Com mais de 20 livros publicados nessa área, Gabriel, que conhece profundamente o assunto, concebeu esse livro exatamente para um leitor como você. Em sua parte inicial, o livro discute as peças e componentes a serem adquiridos, com dicas preciosas para economizar dinheiro e comprar material de boa qualidade. Depois, se converte em um guia passo a passo de como montar o micro, que ferramentas usar e como manusear as peças. Em seguida ensina a testar a máquina e, finalmente, a instalar o sistema operacional. Você pode adquiri-lo por via postal e comprar as peças pela internet. Montar um micro simplesmente baseando-se em um livro não é tarefa fácil. Mas, com dedicação e uma boa obra como a indicada, definitivamente não é impossível.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)