O Google lançou um novo guia de cidades que convida usuários do Google+ a postar resenhas sobre restaurantes e locais interessantes. O Google City Expert foi lançado na semana passada é em um esfoço para criar um banco de dados de "resenhas de alta qualidade", rivalizando com sites como o Yelp e o TripAdvisor.
Para se qualificar como um expert da cidade, os usuários devem produzir um mínimo de 50 resenhas e escrever pelo menos cinco por mês para manter o status. Em troca, usuários receberão brindes do Google e convites para eventos exclusivos em suas cidades.
O Yelp's Elite Squad é bem parecido: os textos são gerados de maneira colaborativa, e os colaboradores são recompensados com convites e brindes.
De acordo com o Google, uma "resenha de alta qualidade" tem um mínimo de três ou quatro frases, com "informações específicas, úteis e equilibradas sobre algo em particular".
Para começar, o Google City Experts foi lançado em cidades dos EUA, como Austin, Chicago, Nova York, Phoenix, Portland, Raleigh-Durham, San Francisco, e em cidades do Reino Unido, como Bristol, Edinburgo, Londres e Machester. O programa também funciona em Sidney, na Austrália, e em Tóquio e Osaka, no Japão.
Na semana passada, o Google lançou uma versão renovada de seu guia gastronômico Zagat, além de aplicativos grátis como parte do renascimento da marca. O guia foi comprado pela empresa em 2011.