(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Sites para descobrir links reais


01/08/2013 00:12 - atualizado 01/08/2013 09:23

José Antônio Ramalho

Nossa dependência do mundo virtual é cada vez maior. Temos que acessar sites o tempo inteiro e clicar sobre links que podem nos conduzir a situações de perigo para nosso micro e nossas informações pessoais. Com as redes sociais e suas limitações do tamanho dos textos que podem ser postados, se tornaram populares os encurtadores de links, que transformam um longo endereço de internet em um texto com poucos caracteres, nos poupando espaço em nossas postagens.

Clicar em um link, qualquer um, pode ser um problema, pois ele às vezes não é o que parece. Muitas vezes, você recebe um e-mail com um link para ser clicado. O que aparece como texto do link não é o endereço real ao qual ele está associado. Isso é muito comum quando você recebe e-mails falsos de bancos pedindo para clicar em um link para atualizar algum dado. Experimente só passar o mouse sobre o link e você verá na linha de estatus do programa de e-mail que o local do link não tem nada a ver com o banco.

Agora, quando você tem um e-mail encurtado, aí fica difícil mesmo saber para onde o link vai nos levar. Nesse caso, uma boa medida de segurança é utilizar sites descobridores de links. Esses serviços analisam o link que você informa e vai atrás do destino final exibindo-o na tela. Aí você pode ver se é realmente aquilo e se é o endereço para o qual estava pensando em navegar.

Dois bons exemplos desse tipo de site são o https://urlexpose.com/ e o https://urluncover.com/ . O funcionamento de ambos é parecido. Aqui vou usar como exemplo apenas um deles. Acesse o site do serviço e copie o link que deseja verificar sempre tomando cuidado para não clicar ou abri-lo e cole-o na barra de inserção e clique no botão Uncover.

Em alguns segundos, o site exibirá o endereço completo do link, nome do site e algumas informações extras, como o endereço IP e se o site não aparece em uma lista de spam pública. Se o site estiver OK, você pode clicar no botão “proceedtothe URL” para acessá-lo. Esses serviços resolvem praticamente qualquer link encurtado, mas nem todos. Alguns endereços do Facebook que eu mesmo encurtei, como https://t.co/heXSLfHwZy, não foram resolvidos, mas mesmo com essa limitação os dois serviços podem salvar o usuário de alguns apuros durante sua navegação.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)