(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nokia lança smartphone ao estilo phablet

Vendido como um celular de maior proporção, o Lumia 625 tem especificidades pouco avançadas, o que faz com que seu preço seja baixo, dando apelo popular ao aparelho.


postado em 23/07/2013 15:33 / atualizado em 23/07/2013 15:59

(foto: REUTERS/Nokia/Handout via Reuters)
(foto: REUTERS/Nokia/Handout via Reuters)

Rumores e vazamentos -- incluindo fotos e informações divulgadas pela imprensa -- davam a entender que "a grande coisa" que a Nokia estava prestes a lançar era um phablet Lumia, por um preço acessível. Dito e feito: na manhã desta terça-feira, no Reino Unido, a empresa finlandesa revelou o Lumia 625, o primeiro smartphone ao estilo phablet do mundo com Windows Phone.

Apesar de ser o maior Nokia até agora, o 625 está entre os pequenos em termos de performance. Com um grande display de 4.7 polegadas IPS LCD (baixa resolução), processador dual core, meio GB de memória RAM e 8GB de armazenamento interno -- que pode ser expandido a 65GB com um cartão microSD (e seus 7GB grátis na nuvem SkyDrive).

O aparelho tem uma boa câmera traseira de 5 megapixels. A qualidade das imagens é boa, graças aos aplicativos e tecnologia da Nokia. O Lumia também tem suporte para 4G LTE, possibilitando que o usuário desfrute da mais rápida conexão móvel.

Os phablets são dispositivos de tela sensível ao toque com mais de 5 e menos de 7 polegadas, que reúnem os recursos de smartphone e tablet. Assim, pelas especificações tímidas do aparelho, a Nokia está preparando o terreno para entrar no mundo dos phablets: o aparelho não vai custar os olhos da cara e, se a ideia não pegar do jeito que a Nokia gostaria que pegasse, o prejuízo não será grande demais.

Os últimos rumores sugerem que a Apple também deve testar iPhones e iPads com telas maiores.
(foto: REUTERS/Nokia/Handout via Reuters)
(foto: REUTERS/Nokia/Handout via Reuters)

Faz apenas 11 dias que o CEO da Nokia, Stephen Elop, subiu em um palco em Nova York para mostrar ao público as capacidades de fotografia do Lumia 1020, o primeiro smartphone com câmera de 41 megapixels do mundo.
Concorrência
Nos últimos dias, apesar das perdas financeiras, a companhia finlandesa mostrou que há espaço para um terceiro sistema operacional quando se trata de celulares. Os aparelhos Nokia com Windows 8 estão vendendo mais que o BlackBerry, com 7,4 milhões no último trimeste contra 6,8 milhões de aparelhos vendidos pela canadense (dados não incluem vendas de Widnows Phones das marcas HTC e Samsung). O sucesso tem atraído até desenvolvedores de aplicativos.

Ainda não há sinais da criação do Instagram ou de serviços do Google para a plataforma, mas alguns grandes nomes, como o Flipboard, confirmaram que os aplicativos para Windows Phone 8 devem chegar em breve. A Bloomberg anunciou, no início de julho, o lançamento de um aplicativo especial para os aparelhos da linha Lumia que dá acesso a notícias, vídeos e outros conteúdos.

Com o Lumia 625, que estará disponível em diversas cores, como laranja, verde, amarelo, branco e preto, a companhia poderá dar uma nova opção aos usuários de Android ou iOS que desejem trocar de plataforma ou começar a usar um smartphone.

Enquanto os novos usuários precisarão de mãos maiores e bolsos mais profundos para usar o smartphone, não será necessário ser muito forte: ele pesa apenas 158g. Apesar de o preço final depender das operadoras, o aparelho tem valor aproximado de 220 euros e deve ser lançado no terceiro trimestre deste ano em lugares como China, Europa, Índia, Oriente Médio, África e América Latina.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)