(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mesmo com inovações e baseando-se em série de TV, Defiance carece de bons gráficos

Game tem ação em terceira pessoa dentro de um cenário fictício do mundo pós-apocalíptico.


postado em 27/06/2013 11:00 / atualizado em 27/06/2013 11:02

(foto: Trion Worlds/Divulgação)
(foto: Trion Worlds/Divulgação)
Defiance, desenvolvido pela Trion Worlds, chega ao mercado com enormes ambições e uma proposta para lá de original. O jogo é o primeiro na história a ser lançado simultaneamente nos mundos dos games e das séries de televisão. Sim, não se está falando de um título que fez sucesso entre os jogadores e, surfando na onda da popularidade, foi parar nas telonas – como aconteceu com inúmeros clássicos, como Tomb raider, Resident evil ou Max Payne. Mas de um projeto transmídia, que faz com que o gamer fique atento, ao mesmo tempo, ao que acontece no jogo e na tevê, pois os acontecimentos de um podem influenciar o destino do outro.

A história se passa em 2046, num cenário devastado deixado por seres alienígenas que acabaram com o que os homens conheciam por planeta Terra. Além de habitar em um novo local hostil, os seres humanos têm que lidar com os votans – diversas raças de extraterrestres que vivem agora com a população. No entanto, a pouca paz que existia nessa convivência se acaba quando centenas de naves que estavam na órbita terrestre explodem misteriosamente, matando milhares de ETs, num evento conhecido como Arkfalls.

É aí que começa o game. O jogador assume o papel de um Ark Hunter, um militar que tem a tarefa de coletar o máximo possível de informações sobre a catástrofe alienígena. Já no início interagimos com Jeba Nolan e Irisa, protagonistas da série televisiva, mostrando a conexão entre o seriado e o jogo.A partir do Ego, um sistema implantado dentro do personagem, o jogador consegue ter habilidades especiais que seguramente quebram um galho e permitem avançar de fases durante a partida, como a possibilidade de ficar invisível ou de criar um holograma para despistar o adversário.

Para desbravar as wastelands, as novas cidades criadas na Terra, é possível utilizar alguns tipos de veículos, como motos, caminhões ou mesmo tanques de guerra. Aliás, muitas vezes é só com eles que se consegue ultrapassar as barreiras e atingir novos níveis.

Detalhes

O game traz uma mistura de tiro em primeira pessoa com MMO (sigla em inglês para múltiplos jogadores on-line em massa), tudo num mundo gigantesco e sem barreiras, pronto para ser explorado. Fãs da franquia Mass effect certamente vão se identificar pela história de ficção científica com pegada que alia RPG e ação.

No entanto, em determinados momentos da partida, fica a impressão de que os eventos e as tarefas que se devem cumprir, como ir a determinados lugares, ativar mecanismos ou derrotar inimigos, muitas vezes se repetem, desgastando a narrativa e cansando pela mesmice. Os gráficos não são necessariamente o ponto forte do jogo. Apesar do esforço da desenvolvedora em entregar um título repleto de inovações tecnológicas, os personagens e os cenários não trazem detalhes visuais típicos de um título da atual geração.

Além disso, durante as fases, é possível perceber alguns bugs de inteligência artificial que não chegam a comprometer a experiência, mas deixam um certo ar de desleixo para quem joga. No fim, o game Defiance mostra uma faceta já conhecida dos fãs de ficção científica. A jogabilidade é boa, mas o enredo parece não engrenar. A possibilidade de jogar on-line em modos cooperativos traz um pouco mais de emoção à aventura, mas, mesmo assim, o título tem pouco potencial para se tornar um fenômeno entre jovens e adultos.

Sucesso na TV

Defiance estreou, em abril, nos Estados Unidos com uma audiência de 2,7 milhões de telespectadores. Considerando a faixa entre 18 e 49 anos, foi o maior alcance da emissora desde 2006, somando 1,3 milhão de pessoas. O sucesso já garantiu a produção da segunda temporada. Na tevê, o título tem no elenco atores como Grant Bowler, de True blood, e Julie Benz, de Dexter. No Brasil, o seriado é transmitido pelo canal SyFy.

 

(foto: Trion Worlds/Divulgação)
(foto: Trion Worlds/Divulgação)
» Produção:Namco Bandai e Trion Worlds
» Desenvolvimento: Trion Worlds
» Plataforma: PlayStation 3, Xbox 360, PC
» Número de jogadores: Multiplayer massivo on-line
» Preço: R$ 199 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)