(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Smartphones substituem com vantagens as câmeras amadoras

Basta saber tirar o melhor partido dos recursos dos smartphones. Experts dão dicas para arrasar nos cliques por aí


postado em 20/06/2013 11:30 / atualizado em 20/06/2013 12:05

Para o fotógrafo Bob Wolfenson, a melhor dica para tirar boas fotos com um telefone é usar o recurso o máximo possível, experimentando sempre e sem medo de errar(foto: Motorola/Divulgação)
Para o fotógrafo Bob Wolfenson, a melhor dica para tirar boas fotos com um telefone é usar o recurso o máximo possível, experimentando sempre e sem medo de errar (foto: Motorola/Divulgação)
O premiado fotógrafo paulista Bob Wolfenson, autor de exposições de fotos capturadas com telefones móveis, diz que os celulares substituem muito bem as tradicionais câmeras pequenas geralmente usadas em viagens. “O nível de qualidade das imagens alcançado por esses aparelhos é impressionante. Comparar as antigas câmeras de filmes com as atuais dos celulares chega a ser engraçado”, brinca o fotógrafo.

Tempos atrás, quando viajava, Wolfenson levava um equipamento para fazer imagens mais pretensiosas e uma câmera portátil para capturar cenas de momentos que interessassem. “Hoje nem me lembro mais que tenho uma câmera assim. Meu celular a substituiu completamente. E ele ainda nos garante a possibilidade real de verdadeiros furos jornalísticos”, afirma, ressaltando, entretanto, que os celulares estão ainda muito distantes de uma comparação com as câmeras profissionais.

Junto com a Motorola, que havia lançado dois modelos de celulares com bom enfoque para imagens, Bob Wolfenson fez recentemente uma exposição em São Paulo. O foco foi o cotidiano. Entre centenas de fotos feitas em cinco dias, ele selecionou 24, uma para cada hora. “Tentei sintetizar o que ocorre num dia, buscando capturar a melhor imagem que representasse o horário em que ela foi feita. O celular se mostrou bem prático: por ser tão portátil, me propiciou fazer fotos de momentos em que a rapidez era necessária, como de dentro do carro e em movimento. Levantar e poder fazer despretensiosamente uma foto do café da manhã, sem precisar preparar uma câmera, foi tudo de bom.”

USE, USE, USE

A melhor dica de Bob Wolfenson para fazer boas fotos com um celular é simples: “Use bastante, até mesmo como um caderno de notas, pois é assim que você vai entender melhor o aparelho e seus recursos. Faça fotos sem a intenção de ficar postando na internet, mas como uma forma de se exercitar. Se você pretende seguir rumos mais profissionais, as fotos feitas com celular são bom aprendizado.”

O fotógrafo revela que não usa nada além dos recursos próprios da câmera. Filtros, como os do Instagram, devem ser usados posteriormente, se a situação pedir algo diferente. E procure fazer fotos com o celular em situações que haja bastante luz. “Imagens capturadas contra a luz terão qualidade questionável. Por outro lado, fotos feitas assim podem apresentar resultados bem bonitos. Às vezes vale a pena perder em qualidade e ganhar em criatividade”, ensina.


(foto: reprodução)
(foto: reprodução)
AS MANHAS DO INSTAGRAM
O repórter fotográfico do EM Alexandre Guzanshe (@guzanshe) é viciado em Instagram. Ninguém melhor, portanto, para dar algumas dicas a quem pretende fazer fotos mais bonitas e criativas usando o aplicativo:
1) Com certeza, para fazer fotografias bonitas usando um celular, escolher um aparelho que ofereça alta resolução e melhor definição é o início de tudo
2) Procure fotografar em lugares e ambientes que tenham mais luz
3) Arrisque enquadramentos e cortes diferentes. Lembre-se que o formato do Instagram é quadrado
4) Fotografe com um aplicativo específico para fotos (existem opções gratuitas e pagas) e só depois importe a imagem para o Instagram
5) Use e abuse dos filtros. Aplique uns em cima de outros. Teste o foco seletivo
6) Siga alguns fotógrafos no Instagram e veja seus trabalhos. Aprender também é ver
7) E lembre-se de que quem fotografa é o seu olhar e não a câmera

 

Amplie e veja mais equipamentos(foto: HTC/Divulgação)
Amplie e veja mais equipamentos (foto: HTC/Divulgação)
O apelo da cinemagrafia

O melhor do celular não são as fotos convencionais, mas a possibilidade de passar para um novo patamar da fotografia. A exibição em meios digitais abre novos horizontes, acredita o escritor, fotógrafo e especialista em tecnologia José Antônio Ramalho, que assina a coluna Atalho, do Informatic@ .“Uma técnica fotográfica que está se tornando popular é a cinemagrafia, foto que permite mostrar movimento em alguma parte da imagem. É isso mesmo. Uma foto com animação. Se você imprimi-la, é uma imagem normal, mas se abri-la no navegador ou outro programa de imagem, mostra movimento de pessoas ou de objetos”, explica.

O fotógrafo está viajando pelo mundo pelo projeto De Polo a Polo e, com um Nokia Windows Phone usa o aplicativo que permite a criação desse efeito e pode ser baixado gratuitamente no link https://bit.ly/11jWDkK. “Tirar uma cinemagrafia é tão fácil quanto uma foto convencional. Na maioria dos aplicativos desse gênero, basta ativar o aplicativo e apontar a câmera para a cena. A única diferença é que você deve manter o enquadramento por um tempo maior do que o normal, pois a câmera irá tirar diversas fotos para depois criar a animação das áreas que voce apontar”, ensina Ramalho.

Outro recurso que crescerá muito, segundo ele, é a fotografia tridimensional em 360 graus, que permite colocar a pessoa que vê a foto dentro da imagem, possibilitando assim que ela olhe para cima, para baixo, para os lados e veja o cenário que existia ali, e não apenas uma imagem estática. Nos dois casos, aplicativos especializados fazem a captura das imagens e montam a cinemagrafia ou foto 360 graus no próprio celular. Para ver na prática exemplos desses dois tipos de fotografia, acesse a página https://ramalho.com.br/a-fotografia-moderna/.

O PODER DAS LENTES

Embora megapixels sejam importantes, no caso dos celulares a qualidade das lentes também conta muito. Os modelos mais simples usam plástico e os mais sofisticados fazem uso de lentes de renome, como a Karl Zeiss. “No caso das câmeras portáteis, esqueça o zoom digital, pois ele só vai piorar a qualidade da imagem. E não é preciso mais do que 5MP num equipamento do tipo para capturar uma boa imagem, que poderá ser ampliada até o tamanho de um formato A4. Mas no caso dos celulares, quanto mais megapixels, mais chances você terá de recortar a imagem e ainda assim conseguir uma boa foto.”

Nesse quesito, o campeão é o Nokia 808, que captura imagens com 38MP. Só para se ter uma idéia, as câmeras profissionais topo de linha capturam fotos com 24MP. Tirando esse aparelho, que é uma exceção, a maioria dos celulares tops oferecem entre 8MP e 14MP, ressalta Ramalho.

Numa seleção de modelos envolvendo os três sistemas operacionais móveis mais populares (o iOS, da Apple, o Android, da Google, e o Windows Phone da Microsoft) ele faz uma solução dos melhores. “Utilizando o Android, temos o Sony Xperia SP, com 8MP, o HTC One, com 8MP e o Samsumg Galaxy S4, com 13MP. Com o iOS, o iPhone 5 com seus 8MP, é sem dúvida a melhor opção. E utilizando o Windows Phone 8 como sistema operacional, o Nokia Lumia 920, com 8,7MP, se destaca.

Além da boa qualidade de lente e dos vários megapixels, os aplicativos de fotografia tornam os celulares especiais e dão um banho nas câmeras digitais convencionais. Programas como o Instagram e similares traçaram um novo rumo para as fotos das redes sociais, mas há muitos outros que ajudam a levar a fotografia para novos horizontes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)