(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Navegação mais segura


postado em 16/05/2013 13:00 / atualizado em 16/05/2013 12:57

É bem provável que você passe boa parte do seu tempo conectado à internet. Seu micro deve estar protegido em diversos níveis. Anti-vírus, malware, firewall são alguns itens indispensáveis. Mas durante a sua navegação, sites monitoram suas informações coletando dados sobre suas atividades. Muitos deles, permitem ou restringem o acesso a determinadas informações baseados no endereço IP de sua máquina.


O endereço IP é um conjunto de números no formato 192.169.342.233 que identifica de forma única sua localização. Por exemplo, quando você entra em determinados sites eles fazem ofertas especificas para sua cidade ou região, ou não permitem o acesso ao seu conteúdo.

Um exemplo é o You Tube, que restringe alguns vídeos apenas para acessos feitos nos Estados Unidos. Muitos outros fazem o mesmo.

Você pode driblar essas limitações e navegar de forma mais invisível usando um programa da categoria chamada VPN ou Virtual Private Network. Esses programas criam uma rede privada virtual, que na prática, eliminam as barreiras geográficas da internet.

O programa Hotspot Shield, encontrado nos principais sites de download, depois de instalado, conecta seu computador aos servidores remotos e inicia a proteção mascarando o IP da sua máquina. A instalação é simples, mas, como muitos softwares, ele quer instalar uma nova barra de busca.

Desmarque essa opção durante a instalação. Ao ser executado pela primeira vez ele mostra uma tela_ com três opções. É feita uma pegunta se o Hotspot deve ser ativado quando você se conecta a uma rede desconhecida ou insegura.

A opção “Always turn on” (Sempre ativar) está marcada como padrão. Mantenha-a selecionada e pressione o botão Continue. Uma tela mostrando a palavra “Protecetd” ou Protegido é exibida. Você pode clicar no “X” no canto direito superior da janela para minimizá-la.

A partir de agora sua navegação está mais protegida. Se você entrar em sites que fazem anúncios em função de sua localização, notará que eles não aparecerão ou virão com o local errado, provavelmente como se você estivesse nos Estados Unidos.

No caso do navegador FireFox, aparecerá um pequeno ícone na parte direita da barra de títulos do browser na cor verde. Ele indica que a proteção está ativa. A versão gratuita do programa exibe algumas páginas de anuncio aleatoriamente. Esse pequeno inconveniente vale a pena pela proteção oferecida. Já na versão paga os anúncios são eliminados. Voce pode mudar as opções de atuação do programa clicando no ícone verde e depois no ícone da engrenagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)