(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Quando o PC vira uma carroça


postado em 09/05/2013 00:12 / atualizado em 09/05/2013 12:40

José Antônio Ramalho

É inevitável. Depois de algum tempo o PC fica lento e o carregamento do sistema operacional, que demorava alguns segundos, passa a levar incontáveis minutos. Aqui na coluna, periodicamente publicamos dicas para melhorar ou restaurar o desempenho do PC. Para turbinar o tempo de carga do Windows, boa opção é o programa Startupbooster, disponível na maioria dos sites de download.

Execute o programa de instalação e siga as instruções. Ao final, o programa já é executado, se você permitir. Um ícone é criado na área de trabalho.

O funcionamento não poderia ser mais simples. O programa faz automaticamente uma varredura dos arquivos e indica qual o tempo de carregamento do sistema. Nesta etapa, o Startupbooster verifica quais os programas e processos que são carregados junto com o sistema operacional e o tempo que leva cada um. Na sequência, mostra uma tela com quatro abas. Na Home, que é exibida por padrão, são mostrados quatro tipos de ajustes que podem ser feitos e a quantidade de itens que podem ser melhorados.

Clique na seta que fica do lado direito do item para ver detalhes. Por exemplo, clicando na seta de “Startup Programs”, são exibidos os itens que podem ser desabilitados e, com isso, é acelerado o tempo de carregamento. O Startupbooster mostra o nome de cada programa e o percentual de usuários que desabilitaram tal item. Isso é apenas uma dica, mas pode ajudar na decisão de desabilitá-lo ou não.

Se você, eventualmente desabilitou algum programa que é importante e afeta ofuncionamento do Windows, pode desfazer a alteração através da guia Restore.

As guias startup e service mostram detalhes dessas categorias. Uma vez que você selecionou os itens que deseja otimizar, clique no botão boost da tela home.

Fiz um teste com dois equipamentos que uso com frequência. No meu notebook principal consegui reduzir o tempo de carga em 15 segundos, e o Windows 7 está carregando em aproximadamente 47 segundos.

Em outro notebook, com Windows Vista, que levava infindáveis 4min para carregar o sistema e me deixar apto a trabalhar, a redução foi impressionante. O micro passou a carregarem apenas 1min, longe do ideal, mas bem melhor do que estava.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)