(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fechando um aplicativo

Guia de sobrevivência do Windows 8 parte II


postado em 11/04/2013 10:15 / atualizado em 11/04/2013 11:15

Os programas, ou aplicativos, podem ser executados na interface chamada Modern do Windows 8, ou serem abertos na área de trabalho “antiga”. Por exemplo, se você tem o Word instalado, ao abri-lo ele será executado na antiga área de trabalho. Se executar o Skype, ele é executado na interface “Modern”. Muitos aplicativos que rodam no Windows 8, principalmente os antigos, possuem o botão fechar, aquele “X” que fica no canto direito superior da janela do programa.

Para fechá-lo, basta um clique sobre ele. Contudo, novas aplicações feitas especialmente para o novo sistema operacional não possuem o “X” e geram uma grande dificuldade para o usuário achar o local para fechá-lo.

Os novos programas feitos para a interface “Modern” do Windows 8 consideram o seu uso também em dispositivos de toque como Tablets. Para usar os recursos gestuais desses dispositivos e manter compatibilidade com o uso de mouse em um micro convencional, a Microsoft criou uma nova forma de fechar aplicativos.

Você deve, no caso de estar um mouse, aproximá-lo da borda no alto da tela do aplicativo. O cursor vai mudar sua aparência para uma pequena mão. Nesse instante, clique e arraste o cursor para a parte de baixo da tela, como se quisesse jogar o aplicativo para fora da tela. No momento que estiver arrastando a janela, ela fica pequena. Ao despejá-la na parte de baixo da tela, ela desaparece e o aplicativo está fechado. Lembre-se de que os aplicativos que mostram o “X” podem ser fechados normalmente.

Exibindo mais de um aplicativo na janela de trabalho, você pode compartilhar a tela do micro para compartilhar outros. Nas versões anteriores bastava redimensionar as janelas dos programas e acomodá-los. Isso vale quando você está usando a área de trabalho do Windows 8.
Na interface “Modern” é diferente. Para mostrar mais de aplicativo, faça o seguinte. Clique na borda superior da janela para que o ícone mude para a figura da mão. Em seguida arraste a janela para as bordas direita ou esquerda do micro.

A janela vai ocupar aproximadamente 1/3 da largura da tela. Nos outros 2/3 você poderá abrir outros programas. Se dois aplicativos estiverem exibidos na tela, você pode ativar um ou outro clicando sobre ele. Entre as janelas existe uma barra com três pontinhos. Voce pode clicar sobre ela e arrastá-la para aumentar a área da janela menor. Lembre-se de que apenas dois aplicativos podem ser exibidos e o tamanho da janela sempre será na proporção de 1/3 e 2/3.

Alternando entre programas
Se você tiver vários programas abertos, pode usar um recurso herdado das versões anteriores e que é a combinação de teclas ALT+TAB. Na interface Modern, além desse método, é possível visualizar e alternar entre eles aproximando o mouse dos cantos superior ou inferior do lado esquerdo da janela. Ao mover o mouse sobre estas áreas aparece uma barra com uma miniatura de todas os programas que estão abertos. Aí é só clicar sobre ele para abri-lo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)