(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Windows 8, guia de sobrevivência


postado em 04/04/2013 00:12 / atualizado em 04/04/2013 13:36

José Antônio Ramalho

 

Depois de usar o Windows desde a versão 2, na época do sistema operacional DOS, há muitos anos, posso afirmar que a versão 8 é realmente a melhor delas. Entretanto, a grande mudança na aparência e a possibilidade de usá-lo em diferentes dispositivos como o micro, tablet e smartphones trouxeram algumas dificuldades para os usuários acostumados às versões anteriores.

Uma das primeiras dúvidas que surgem é sobre desligar o equipamento. Se antes bastava clicar no botão “Iniciar” e na opção desligar, na nova versão parece que a Microsoft se esqueceu desse recurso. Dizem até que alguns usuários, depois que ligaram um micro com o Windows 8, nunca mais desligaram o equipamento. É verdade, o botão de desligar está escondido, mas não mais distante do que dois cliques ou toques na tela.

Se antes o botão “Iniciar” era a porta de entrada para quase todos os recursos do sistema operacional, hoje temos várias. O Windows 8 possui duas interfaces de trabalho: a tela principal, que concentra os “tiles”, ou blocos, que funcionam como ícones para acessar aplicativos, e uma outra, similar à área de trabalho das versões anteriores. Para alternar entre uma interface e outra pressione a tecla Windows, que normalmente está ao lado das teclas CTRL e ALT no lado esquerdo inferior do teclado.

A Charm Bar é um dos recursos novos que mais confundem os usuários. Essa barra aparece quando você posiciona o mouse nos cantos superior ou inferior do lado direito da tela. Ela tem alguns ícones padrão cujo funcionamento pode variar, dependendo do aplicativo que estava aberto.

Entre os seus ícones estão o “Pesquisar”, que permite encontrar qualquer arquivo ou aplicativo no micro ou na internet. O ícone “Compartilhar” permite enviar o arquivo/foto ou objeto por e-mail ou através de suas redes sociais. O botão “Iniciar” volta para a tela iniciar do Windows 8.

O botão “Configurações” é o mais importante. Ele funciona como uma espécie de barra de tarefas da versão anterior. Na parte de cima, mostra opções de ajustes referentes ao programa que está sendo executado. Na parte de baixo, exibe um ícone com as configurações de wi-fi, o volume de som e brilho da tela, mensagens, teclado atual e o que é mais importante, o botão “Liga” e “Desliga” do sistema operacional. Portanto, para desligar o equipamento, ative a Charme Bar, toque em Configurações e em seguida “Ligar/desligar”. Na próxima semana, você aprenderá como ligar com outros recursos do Windows 8.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)