(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Redução de arquivos


postado em 28/02/2013 00:12 / atualizado em 28/02/2013 11:30

José Antônio Ramalho

O tamanho dos arquivos gerados pela maioria dos aplicativos vem aumentando drasticamente, em Mbytes, nos últimos anos. Em muitas situações, além do espaço físico ocupado, eles se tornam um inconveniente quando são enviados como anexos de e-mails ou por meio de de programas de chat.

O File Optimizer (https://bit.ly/TNKvbe) é um programa genérico que reduz o tamanho, em Mbytes, de diversos formatos de arquivos, incluindo JPG, ZIP, MP3 e PDF. O percentual de redução varia de acordo com o conteúdo.

Nos testes que fiz, ele se mostrou muito eficiente na redução de arquivos PDF. Só para ter uma ideia, um deles, de 32Mbytes, foi reduzido para 7,5Mbytes sem perda da qualidade de visualização. Se você usa um tablet ou celular, reduzir o tamanho de arquivos PDF como manuais e livros éuma boa dica para economizar o reduzido espaço que oferecem de armazenamento. Já em JPG a redução ficou em torno de 10%, ou seja um arquivo de 8 Mbytes resultou em algo ao redor de 7,2.

O File Optimizer é bem espartano em suas funções. Como ele regrava o arquivo original, a recomendação mais importante para o leitor é, antes de fazer as reduções, copiar os arquivos para uma pasta temporária, de forma a preservar o arquivo de origem. De resto, tudo é muito simples. Não precisa ser instalado e pode ser usado até a partir de pen drives.

Depois de descompactá-lo execute um dos arquivos .exe que são oferecidos para máquinas com 32 ou 64 bits. Na tela inicial, há a opção de clicar no botão Add Files e abrir a pasta onde estão os arquivos que serão convertidos ou simplesmente arrastá-los, caso a pasta esteja aberta, para a área central da janela do programa.

O ícone Options permite fazer alguns ajustes nos parâmetros de compactação. Por exemplo, um arquivo PDF pode ser otimizado para visualização em tela (72dpi) ou impressão (300 dpi). Uma vez estando os arquivos na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer um deles e selecione a opção “Optimize All Files”.

Você verá a evolução da conversão de cada arquivo, além dos tamanhos original e final que ele ficou. Uma boa ferramenta para ter em sua caixa de ferramentas digitais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)