(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Vírus informático Stuxnet remonta a 2007, segundo especialistas


postado em 27/02/2013 13:16

O vírus informático Stuxnet, supostamente desenvolvido pelos Estados Unidos ou por Israel para conter as ameaças do Irã, remonta ao menos a 2007, afirmaram nesta quinta-feira pesquisadores.

A empresa de segurança Symantec disse que o Stuxnet, que até agora pensava-se que havia sido desenvolvido em 2009, é mais antigo que o informado anteriormente.

Uma análise do código utilizado no malware (software malicioso) revela que "esteve em funcionamento entre 2007 e 2009, com indícios de que, inclusive versões anteriores ou variantes dele, estavam em funcionamento antes de 2005", afirma a Symantec em seu blog.

O Stuxnet foi projetado para atacar os sistemas informáticos de controle produzidos pela gigante industrial alemã Siemens, normalmente utilizados para administrar fornecimentos de água, plataformas petroleiras, centrais elétricas e outras infraestruturas chave.

A maioria das infecções pelo Stuxnet foi descoberta no Irã, dando lugar a especulações de que existia a intenção de sabotar as instalações nucleares do país.

Segundo rumores, os serviços de inteligência dos Estados Unidos e de Israel colaboraram para desenvolver este vírus informático para sabotar os esforços do Irã para fabricar uma bomba nuclear.

A Symantec chamou o Stuxnet de "uma das peças mais sofisticadas de malware que já foi desenvolvida" e disse que no último ano foi detectado "um pequeno número de infecções latentes". Cerca da metade destas infecções estavam no Irã, mas outras apareceram nos Estados Unidos e em outros países.

A Kaspersky, uma empresa de segurança informática da Rússia, disse que no ano passado o Stuxnet estava vinculado a outro vírus informático apelidado de Flame, que pode ter sido criado em 2007 ou 2008.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)