(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

3D A revolução impressa


postado em 21/02/2013 00:12 / atualizado em 21/02/2013 12:44

Shirley Pacelli

Quando Charles Hull criou a primeira impressora 3D, em 1984, provavelmente, não imaginava a infinidade de aplicações que a criatividade humana daria para a máquina. De bombons a carros e roupas, quase tudo já foi impresso – ou será, em breve. A tecnologia tem transformado especialmente a medicina. Há poucos meses, a cirurgia das gêmeas guatemaltecas Maria Teresa e Maria de Jesus Quiej-Alvarez, que nasceram unidas pela cabeça, foi facilitada após os médicos planejarem e treinarem a operação em moldes 3D. O procedimento cirúrgico, que em casos semelhantes poderia levar até 97 horas, foi realizado – com sucesso – em 22 horas. Bioimpressoras 3D já criaram partes menos complexas do corpo humano, como a uretra. O sonho é, no futuro, produzir órgãos e tecidos para minimizar as gigantescas filas de espera por doação.

Neste mês, como provocação à decisão do governo norte-americano de limitar a compra de armas, o site norte-americano Defense Distributed criou a munição Cuomo, que permite a impressão 3D de balas para fuzis AR-15. O projeto prevê que as pessoas possam desenvolver armas inteiras em casa usando uma máquina 3D. No dia 12, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Barack Obama afirmou que a tecnologia tem o potencial de revolucionar a maneira com que fazemos quase tudo. Apesar disso, o mercado norte-americano dá sinais de uma bolha vindo por aí. Segundo um relatório da Citron Research, o setor está supervalorizado. O documento, assinado por Andrew Left, acusa a 3D Systems, maior fabricante de impressoras 3D dos EUA, de sobrevalorizar ações de forma fraudulenta. Segundo ele, não houve avanços significativos no setor nos últimos cinco anos que motivasse o atual valor das ações.

Enquanto ao Norte, o mercado discute a supervalorização ou não da tecnologia, no Brasil, a impressão 3D começa a ganhar visibilidade e serviços. O país pode até ter a primeira casa totalmente impressa em três dimensões, projeto do arquiteto holandês Janjaap Ruijssenaars. Por enquanto, o que se sabe é que foi disponibilizado pelo setor privado um terreno de seis hectares ao lado de um parque nacional na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Tudo será impresso com uma máquina gigante chamada D-Shape.

Além disso, comunidades surgem na internet para concretizar ideias por meio da tecnologia. Na Estilo Vivo, em breve, uma caneca USB, que deixa o café quentinho, será impressa. Duas empresas nacionais – Cliever e Metamáquina – lançaram impressoras disputam mercado com os equipamentos importados. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)