(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Exoplaneta menor do que Mercúrio é descoberto


20/02/2013 17:22 - atualizado 20/02/2013 18:49

Imagem da Nasa mostra uma concepção artística de Kepler-37b
Imagem da Nasa mostra uma concepção artística de Kepler-37b (foto: AFP PHOTO / NASA / Ames / JPL-Caltech )

Um exoplaneta, batizado Kepler-37b, menor do que o menor dos planetas do nosso sistema solar, Mercúrio, foi descoberto pelo satélite americano Kepler, anunciaram nesta quarta-feira astrônomos na revista Nature.

O corpo celeste foi detectado, juntamente com outros dois planetas extrassolares, orbitando uma estrela chamada Kepler-37, de acordo com um artigo publicado pela equipe de Thomas Barclay (Centro de Pesquisa Ames da Nasa, Califórnia).

Dois desses três planetas, entre eles Kepler 37b, são menores do que a Terra e o terceiro é duas vezes maior que o nosso planeta.

Lançado em março de 2009, o satélite Kepler identifica potenciais exoplanetas observando as alterações de luminosidade de mais de 150.000 estrelas localizadas nas constelações de Cygnus (Cisne) e Lyra. Sua missão é encontrar planetas que tenham características propícias à vida.

Até recentemente, os cientistas apenas podiam detectar exoplanetas maiores. Em dezembro de 2011 foi anunciado a descoberta de dois exoplanetas menores com dimensões semelhantes às da Terra.
Kepler-37b é o 1º exoplaneta a ser encontrado que é menor do que qualquer planeta do Sistema Solar
Kepler-37b é o 1º exoplaneta a ser encontrado que é menor do que qualquer planeta do Sistema Solar (foto: AFP PHOTO / NASA / Ames / JPL-Caltech )

A descoberta anunciada nesta quarta-feira na revista Nature transpõe esse limite, dado que Kepler-37b, que gira em 13 dias em torno de sua estrela, é menor do que qualquer um dos planetas em nosso sistema e está mais perto de seu sol.

A temperatura da superfície de Kepler-37b pode ultrapassar 400 graus Celsius, segundo os astrônomos. Eles acreditam se tratar provavelmente de um planeta rochoso sem atmosfera ou água, como Mercúrio, e, portanto, inabitável.

Desde a descoberta do primeiro exoplaneta em 1995, mais de 800 planetas orbitando estrelas que não o Sol foram descobertos, de acordo com a Enciclopédia de planetas extrasolares (https://exoplanet.eu/catalog.php).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)