Asteroide passará bem perto, mas não vai atingir a Terra, garante Nasa

postado em 07/02/2013 07:45 / atualizado em 07/02/2013 08:01

(foto: Divulgação/Nasa)

O asteroide 2012 DA 14 vai passar bem perto da Terra no dia 15 de fevereiro. Tão perto que estará dentro da região onde ficam os satélites de comunicação e previsão do tempo, há 35,8 mil quilômetros acima da Linha do Equador. Segundo a Nasa, que tem um departamento que monitora objetos que se aproximam do planeta, não há chance do asteroide colidir com a Terra e pouca chance de que ele atinja um satélite. Ele também não terá influência gravitacional significativa sobre o planeta, segundo a Nasa.

A passagem do 2012 DA 14 é uma oportunidade para os pesquisadores estudarem o evento, já que nunca antes a ciência conseguiu prever a chegada de um objeto deste tamanho - 45 metros de diâmetro - e que vai passar tão perto de nós, isto é, a uma distância de 27,7 mil quilômetros da superfície da Terra às 17h24 (hora de Brasília).
Trajetória do asteroide segundo a Nasa(foto: Divulgação/Nasa)
Trajetória do asteroide segundo a Nasa (foto: Divulgação/Nasa)

O asteroide viaja a uma velocidade de 7,8 quilômetros por segundo e no momento de maior aproximação, ele estará sobre o leste do Oceano Índico, ao largo de Sumatra. A próxima vez em que haverá uma passagem tão próxima da Terra será em 16 de fevereiro de 2046, quando ele estará a um 1 bilhão de quilômetros do ponto central da Terra.

O 2012 DA 14 foi descoberto pelo Observatório LaSagra, na Espanha. Ele não será visível a olho nu, mas quem estiver no Leste Europeu, Asia ou Austrália, souber para onde olhar e tiver um binóculo ou telescópio poderá ver o objeto passando rapidamente do sul para o norte.

Um objeto do tamanho do DA 14 já atingiu a Terra em 30 de junho de 1908 e provocou uma grande explosão, devastando 1,2 mil quilômetros quadrados de floresta na região de Tunguska, na Sibéria.

Os cientistas acreditam que existam cerca de 500 mil asteróides próximos da Terra do tamanho de 2012 DA14. Destes, menos de um por cento, foram descobertos.

Vídeo mostra a trajetória do objeto