(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Indústria aposta no ultra HD: definição à 4ª potência

Destaque da CES, tecnologia 4K oferece resolução quatro vezes maior que a de um aparelho full HD e é a aposta das fabricantes de TVs para 2013. Modelos 8K também estão na pauta


postado em 17/01/2013 07:00 / atualizado em 17/01/2013 10:29

Kazuhiro Tsuga, presidente da Panasonic, e Joe Taylor, executivo para a América do Norte, apresentam opção da empresa 4K de 56 polegadas(foto: Rick Wilking/Reuters)
Kazuhiro Tsuga, presidente da Panasonic, e Joe Taylor, executivo para a América do Norte, apresentam opção da empresa 4K de 56 polegadas (foto: Rick Wilking/Reuters)

No que depender de grandes fabricantes de televisores, o full HD está com os dias contados. A próxima aposta da indústria é o 4K, ou ultra HD (ultra-alta definição, em tradução livre). Depois de alguns anos sendo exibida em forma de protótipos em eventos de eletrônicos mundo afora, a tecnologia é a próxima aposta das grandes fabricantes e foi um dos destaques da Consumer Electronics Show (CES) de 2013, a principal feira de tecnologia de consumo do planeta, realizada na semana passada em Las Vegas (Estados Unidos).

O 4K, ou ultra HD, aumenta em quatro vezes o número de pontos de uma imagem, tornando-as mais nítidas e detalhadas. Uma televisão em 4K tem resolução de 3.840 x 2.160 pixels, enquanto o padrão full HD exibe apenas 1.920 x 1.080 pixels. Na CES 2013, os grandes nomes da indústria de televisão exibiram vários aparelhos com a tecnologia, ainda a preços impraticáveis para boa parte do mercado, mas com promessas de produtos mais acessíveis em tempo similar ao que ocorreu para  a popularização das TVs HD.

A Sony, que já havia lançado uma televisão 4K de 84 polegadas no Brasil pela bagatela de R$ 100 mil, apresentou mais dois modelos, de 55 e 65 polegadas. Ambas utilizam LED e um motor gráfico, que converte imagens full HD em 4K, além de oferecer imagens 3D e acesso Wi-fi. Não há especificações sobre preços, apesar de a companhia dizer que elas devem ser apenas um pouco mais caras do que os aparelhos full HD topo de linha do mercado. Os japoneses  vão investir também em uma linha de filmes em blu-ray masterizados para a nova resolução.

A Samsung apostou no tamanho: o modelo S9 terá aparelhos de 85 e de 110 polegadas, em uma moldura de metal onde ficará o sistema de som. Assim como os modelos da Sony, os aparelhos terão um processamento gráfico que converte as imagens de alta definição para o 4K. As televisões da fabricante sul-coreana contarão  ainda com um processador de quatro núcleos e um sistema de interação de voz com base no S Voice, o Siri do Galaxy S III.

Já a LG, que igualmente anunciou uma televisão 4K no Brasil, por R$ 45 mil, entra na briga com mais dois aparelhos, de 55 e 65 polegadas. Os modelos também contarão com conversor de full HD para a nova resolução. A Sharp mostrou um televisor de 60 polegadas com taxa de atualização de 240hz, 3D e Wi-fi. Até a companhia chinesa Hi-Sense, que fabrica modelos intermediários e herdou o espaço da Microsoft na feira, apresentou televisores mais avançados com a tecnologia de ultradefinição.

E vem aí a 8K Enquanto o 4K dá os primeiros passos para se tornar uma tecnologia viável para o mercado, as fabricantes também deram algumas ideias sobre os rumos dos padrões que devem vir depois. O sucessor natural é o 8K, que tem resolução quatro vezes maior que a do 4K – ou seja, uma imagem 16 vezes mais nítida do que a de uma tela full HD. A Sharp, que já havia mostrado protótipos desse tipo de televisor na CES do ano passado, prometeu comercializar um aparelho de 85 polegadas com 8K, mas nem se atreve a divulgar preços.

Outro padrão que as fabricantes preveem para as televisões do futuro está em aplicar a tecnologia Oled (diodos orgânicos que emitem luz), já utilizada nas telas de smartphones, em um aparelho com resolução 4K. Na CES, LG e Panasonic apresentaram equipamentos com a tecnologia, com modelos de 55 e 56 polegadas. Por sua vez, a Sony, durante sua palestra para jornalistas especializados e convidados, exibiu um protótipo, cuja demonstração apresentou um erro em pleno palco, chegando a frustrar as expectativas dos participantes do encontro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)