(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Uma casa onde tudo está conectado


postado em 17/01/2013 07:00 / atualizado em 17/01/2013 11:33

(foto: David Becker/AFP)
(foto: David Becker/AFP)
Uma feira de produtos eletrônicos de consumo sim, mas que mostra ano a ano que a internet é que vai comandar tudo. Na CES 2013, a internet das coisas, ou seja, equipamentos comuns que se conectam entre si, se firmou como uma tendência irreversível. Viajando pelos produtos apresentados, dá para se ter ideia de como poderá ser uma casa do futuro.

Para a sala, por exemplo, todas as TVs apresentadas pelos fabricantes oferecem recursos de conexão à internet (diretamente ou por meio de outro equipamento), e com o controle remoto o morador vai poder comandar várias funções da casa. Já para o quarto, um relógio (HAPIwatch) exibido mostra durante os dias as horas, mas à noite analisa a qualidade do sono da pessoa, além de medir situações de estresse e os batimentos cardíacos. Já um simulador de roupas instalado no corpo, da LG, ajuda na hora de experimentar modelos guardados no armário. E para a iluminação, um interruptor chamado WeMo Light Swicht possibilita o controle das luzes por meio de um smartphone equipado com Android.

A cozinha é um ambiente que tem merecido atenção especial. A Samsung apresentou uma geladeira equipada com sistemas Linux conectada ao Evernote (aplicativo que ajuda usuários a lembrar de tarefas). Assim, a dona de casa poderá, por exemplo, anotar pelo eletrodoméstico suas listas de compra. Outro equipamento interessante criado para o ambiente é um forno que roda Android. É o Dacor Discovery IQ Wall Oven, com tela de sete polegadas, que se conecta à internet e pode ser controlado pelo celular. E chamou muito a atenção o garfo HAPIfork, que monitora a quantidade e a velocidade das garfadas, manda as informações para o celular do usuário de forma a orientá-lo sobre os erros cometidos. E para o banheiro, a balança Smart Body Analyser apresentada, além de conferir o peso, fornece informações sobre massa de gordura, qualidade do ar e batimentos cardíacos.

Já para as áreas externas da casa, o Flower Power foi um aparelho mostrado que mede a quantidade de umidade da terra de forma a dizer quando é preciso aguar as plantas. Os dados são enviados via aplicativo próprio para iOS. Também os carros se mostram cada dia mais inteligentes e conectados. As maiores novidades apresentadas nessa área foram em aplicativos criados particularmente para sistemas de bordo. A Ford, por exemplo, aproveitou a feira para convidar desenvolvedores a criar apps inovadores que permitam inovar cada vez mais os sistemas de bordo dos veículos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)