(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Piranha tem mordida mais forte que tiranossauro, diz estudo


postado em 20/12/2012 18:40 / atualizado em 20/12/2012 19:12

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Com os músculos da mandíbula hipertrofiados, capazes de exercer uma força equivalente a trinta vezes o seu peso, a piranha é uma máquina de morder que deixa no chileno o resto do reino animal.

 O grande tubarão branco, a hiena e o crocodilo têm, é verdade, dentes muito afiados, mas se sua mordida for relacionada com a massa e o tamanho do animal, o campeão disparado é a piranha negra ('Serralmus rhombeus').

 Este peixe tropical supera, inclusive, monstros pré-históricos como o tiranossauro ou o megalodonte, ancestral gigante do tubarão branco, segundo estudo publicado na revista Nature Scientific Reports.

 Os cientistas arriscaram seus dedos para capturar quinze piranhas negras em um braço do rio Amazonas e utilizar nelas um aparelho de medição das mandíbulas.

 Os peixes, que mediam de 20 a 37 centímetros de comprimento, "se prestaram de boa vontade ao jogo, praticando mordidas defensivas", insistem os biólogos.

 "Ainda que as anedotas referentes às vítimas reduzidas a esqueletos em águas infestadas de piranhas são geralmente exageradas, as eficácia de sua mordida não é", acrescentaram, citando casos em que estes carnívoros cortaram de uma vez falanges humanas e as comeram.

 A força da mordida da piranha negra chega a 320 Newtons, quase três vezes mais que a exercida por um crocodilo do mesmo tamanho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)