(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Dica para reduzir tamanho de arquivos do Word


postado em 20/12/2012 00:12 / atualizado em 20/12/2012 10:50

José Antônio Ramalho

É muito comum a criação de documentos com o processador de textos Microsoft Word que contenham imagens e fotos. Nessa situação, um documento com apenas algumas fotos pode se transformar num arquivo gorducho com dezenas de megabytes de tamanho. Problema que fica ainda mais grave se você tiver que enviar o arquivo por e-mail.

Hoje em dia, enviar arquivos com mais de 1MB de tamanho é garantia de ganhar um destinatário descontente do outro lado, pois nossas caixas postais recebem centenas de e-mails de spam diariamente. Uma forma de diminuir o tamanho do documento é reduzir previamente o tamanho da foto antes de incluí-la no documento.

Fotos tiradas com resolução de 14MP, por exemplo, geram arquivos de 6MB a 8MB. Quatro fotos dessas em um documento já elevam seu tamanho para mais de 25 Mbytes. Para reduzir, você pode usar um editor de imagens ou um programa especializado, como o Fast Stone Resizer disponível para download nos principais sites de download ou no site https://www.faststone.org/. Seu funcionamento é simples, basta abrir a pasta e selecionar as fotos, escolher o tamanho final e o local onde serão gravadas.

Mas existe uma forma mais simples ainda de fazer o trabalho. Insira normalmente as fotos no documento do Word. Depois de terminado o documento, selecione uma das fotos. Voce verá que aparece o menu Ferramentas. No painel Ajustar, que fica do lado esquerdo da barra de ferramentas, selecione Compactar imagens. Uma caixa de diálogo é exibida. Lá você pode ajustar a compactação, especificando se a diminuição de imagens deverá ser feita para a imagem atualmente selecionada ou para todas as imagens do documento, o que é o mais recomendável.

Em seguida escolha a opção Alterar resolução e especifique web/tela para obter o menor tamanho. Certifique-se de que a caixa de seleção “Compactar imagem” esteja selecionada e clique no botão Ok. O programa avisa que a compactação de imagens pode diminuir a qualidade dele. Clique ok para terminar o processo.

Lembre-se sempre de fazer uma cópia do documento antes de executar a compactação. Eu nunca percebi uma diferença notável nas imagens compactadas. Lembre-se de que a imagem original não é afetada, apenas a cópia que foi inserida dentro do documento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)