(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

É comigo ou com o sítio?


postado em 06/12/2012 00:12 / atualizado em 06/12/2012 10:39

B.Piropo

(foto: HOST-TRACKER /REPRODUÇÃO DE INTERNET)
(foto: HOST-TRACKER /REPRODUÇÃO DE INTERNET)
Já ocorreu comigo mais de uma vez e, se ainda não aconteceu com você, um dia acontecerá, pois é comum ocorrer com todos os destemidos internautas que exploram sítios nunca dantes navegados ou voltam a alguns já conhecidos, mas não visitados com frequência: digitar o URL do site na caixa de endereços, receber de volta a célebre mensagem “404” ou alguma outra que indica que ele não pode ser acessado. Aí, fica a dúvida se o problema se deve efetivamente ao fato de o referido sítio estar realmente fora do ar ou se a causa está em sua conexão (ou em algum problema de seu provedor). Em suma: é só comigo ou com todo mundo?

Sim, porque o fato de a internet informar que tal endereço está inacessível, por vezes usando um texto em inglês e redigido em uma linguagem tão hermética que nem mesmo os mais versados no idioma conseguem deslindar, nem sempre significa que o sítio efetivamente está fora do ar. Os caminhos virtuais que ligam sua máquina ao servidor que hospeda o sítio, além de tortuosos, são mutáveis e, algumas vezes, um dos troncos utilizados para fechar a conexão está congestionado devido ao grande número de usuários simultâneos – o que nada tem a ver com o sítio, que pode estar no ar. Outras vezes é o servidor que hospeda o endereço que está recebendo um número de visitantes muito acima do habitual e não consegue lidar com todos. Outras ainda, o problema pode estar no seu provedor, que, por alguma razão, não consegue se conectar com o sítio alvo. E, talvez, o problema esteja na configuração de sua própria máquina ou de seu sistema de proteção, que bloqueou indevidamente aquele sítio.

Então, como saber se o que está impedindo a conexão de sua máquina com o site que você deseja visitar tem a ver apenas com você e sua máquina ou se ele está efetivamente fora do ar e o problema afeta todo mundo? Bem, até recentemente eu não fazia a menor ideia de como descobrir. Na verdade, não há muito tempo, fiquei seriamente encalacrado por não conseguir fechar uma conexão justamente com o Google, que já há algum tempo passou a se constituir em gênero de primeira necessidade para quem frequenta a internet. E fiquei sem saber se o problema estava do meu lado ou do lado do Google.

Mas, depois que eu descobri o Host-tracker, as coisas mudaram. Vamos ver como funciona.

Se você tem certeza de que sua conexão com a internet está ativa, acabou de tentar uma conexão e, em vez de ver se abrir a página principal do sítio desejado na janela de seu navegador, recebeu uma daquelas esdrúxulas mensagens informando alguma coisa que você não sabe exatamente o que significa, e deseja saber se o problema é só com você ou é geral, simplesmente entre com o endereço www.downforeveryoneorjustme.com/ na caixa de endereços. Você verá então se abrir a janela mostrada na parte de cima da figura com o endereço google.com na caixa de entrada de dados (provando que a dependência do Google não é só minha). Entre ali com o endereço do sítio desejado e clique no atalho “or just me?” no final da linha. Se o sítio estiver no ar, você receberá de volta a mensagem mostrada na parte de baixo da figura informando que o sítio está no ar e o problema é só com você, oferecendo-se logo abaixo para testar um novo endereço. Se, ao contrário, o problema é realmente com o sítio, receberá uma tela semelhante, porém informando “It’s not just you. [URL_do_sítio] looks down from here” (“Não é só com você; o [URL_do_sítio] parece fora do ar daqui também”. E pode tomar as providências de acordo.

Não parece que mais simples é impossível? Pois não é. O Host-tracker, entidade que oferece o serviço, conseguiu o milagre de simplificar ainda mais, reduzindo o comprimento do URL do serviço. Para usar, basta entrar com o URL “isup.me”. E, se quiser pular a primeira tela, entre na caixa de endereços com esse URL seguido daquele do sítio desejado, separados com uma barra invertida. Assim: isup.me/bpiropo.com. Experimente...


PERGUNTE AO PIROPO
Chamar a atenção para um ponto

Em sua coluna do dia 2 você orientou sobre como proteger o PC usando o endereço https://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/security-essentials-download. Tentei mais de uma vez, no entanto não consigo, pois aparece a mensagem “Erro 404”. O que estou fazendo errado?


Altacir Souza Gonçalves – Belo Horizonte / MG

Eu estava prestes a lhe responder que você nada estava fazendo de errado, visto que copiei o endereço de sua mensagem e o colei na caixa de endereços de meu programa navegador e consegui acesso ao sítio da MS sem problemas, quando me dei conta de que deveria chamar sua atenção para um ponto. É que na “Requested URL” de seu aviso de erro constava o endereço seguido de um ponto final. E este é o ponto: inadvertidamente, você incluiu no endereço do sítio um ponto final, ou seja, o sinal de pontuação do texto. Daí o erro. Remova o ponto do fim do endereço que certamente você terá acesso ao sítio. Incidentalmente: dia 15 do mês passado, publiquei uma coluna sobre meios de capturar telas no Android. Sobre o assunto, o leitor Mário H. Coelho escreve: “E você não falou da mais intuitiva e sensacional maneira de capturar tela no Galaxy S3: arrastar o lado da mão sobre a tela...” Pois não é que ele tem razão? Testei no meu Galaxy Nexus S e funcionou perfeitamente. Obrigado, Mário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)