(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Espaço TIM UFMG apresenta fotografias de corpos celestes


postado em 14/11/2012 12:40

Exposição temporária Universo Incrível fica aberta ao público até 10 de dezembro(foto: Acervo ESO)
Exposição temporária Universo Incrível fica aberta ao público até 10 de dezembro (foto: Acervo ESO)
Galáxias, nebulosas e aglomerados de estrelas podem ser contemplados na nova exposição temporária Universo Incrível do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, aberta ao público até o dia 10 de dezembro, no Circuito Cultural Praça da Liberdade. O projeto reúne fotografias de corpos celestes produzidas pelo European Southern Observatory (ESO) – Observatório Europeu do Sul, em tradução – que comemora 50 anos de existência neste ano. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, e às quintas-feiras, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

Fruto da parceria entre o ESO e diversos espaços públicos, como museus, observatórios, planetários, galerias de arte, entre outros, o projeto “Universo Incrível” é uma proposta internacional, que é realizada em 2012 e 2013, de exposições das imagens registradas ao longo desses 50 anos. Em diálogo com as demais atividades do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, as astrofotografias estarão dispostas no terraço astronômico, localizado no quinto andar do museu.

ESO
Criado em 1962, o Observatório Europeu do Sul é uma importante organização intergovernamental no campo dos estudos astronômicos, sendo o mais produtivo observatório terrestre do mundo. Com o objetivo de explorar o céu do hemisfério sul com grandes telescópios, cinco astrônomos representantes da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Suécia assinaram, naquele ano, a Convenção do ESO, que originou o atual Observatório Europeu do Sul.

O ESO tem sede em Garching, na Alemanha, e atualmente opera três centros de observação localizados no Chile. O Observatório La Silla é o projeto original de um conjunto de telescópios e fica a 2.400 metros de altitude no Deserto do Atacama. No Cerro Paranal, é encontrada a mais avançada tecnologia para luz visível, o Very Large Telescope. Já ao norte do país, está o platô Chajnantor, projeto mais recente do Observatório que pretende construir o European Extremely Large Telescope, considerado o maior “olho” do mundo para o céu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)