(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

X-plane10 chega para quem gosta de jogar como se fosse um piloto profissional

Apaixonados por simuladores de voo vão se esbaldar com gráficos de alta qualidade e muitas aeronaves à disposição no X-Plane 10. Ponto negativo é demora na instalação, de até três horas


postado em 01/11/2012 11:20 / atualizado em 01/11/2012 12:35

(foto: laminar/divulgação)
(foto: laminar/divulgação)
 

Criar um cockpit dentro de casa está mais fácil para os aficionados por simuladores de voos. Joysticks, monitores de mais de 20 polegadas e placas de vídeo potentes tornam a brincadeira ainda mais real. Os jogos também evoluíram. Depois da primeira versão de Flight simulator, lançada há 30 anos pela Microsoft, o mercado se encheu de opções para os mais diversos tipos de“pilotos”. O X-plane10, produzido pela Aerosoft e pela Laminar Research – e distribuído no Brasil pela Boxware –, chega para tentar assumir o papel de carro-chefe do gênero. Armas ele tem: são várias opções de aeronaves, de aeroportos e de ações, além de conteúdo extra na internet.

O Informátic@ convidou o estudante Luiz Arantes Jr., de 22 anos, para testar o jogo. Por interesse amador, ele joga o gênero há oito anos e garante nunca ter presenciado um game tão completo quanto o X-plane 10. O número de aeronaves chega a 30, desde aquelas manipuladas por controle remoto, passando por helicópteros, aviões comerciais e até mesmo um ônibus espacial. No entanto, o tempo de instalação é uma das críticas. São oito DVDs e quase três horas para ter todo o conteúdo no PC.

Um dos pontos de destaque, segundo Luiz, é o som. “A câmera externa dos aviões permite ter um áudio perfeito. Consigo ouvir o barulho da chuva, do trovão, do motor e do atrito com o vento”, afirma o estudante. “A possibilidade de programar situações de emergência também é algo muito bom. Com poucas mudanças, é possível fazer com que a bomba de combustível pare de funcionar durante o voo. Panes generalizadas no sistema elétrico de um avião moderno podem fazê-lo cair”,empolga-se o estudante durante a partida.

Os diferentes tipos de cenários também podem ser observados ao simular pousos e decolagens em pistas não preparadas, na grama, na água ou até mesmo em porta-aviões. Dentre as situações especiais, é possível apagar incêndios florestais com um avião anfíbio e simular combates entre jatos militares, com direito a mísseis. O jogador ainda pode baixar da internet mais aeronaves, atualizações de aeroportos e de cidades.

ON-LINE Os controles são totalmente reconfiguráveis, desde acender a luz de “não fume” até acionar os extintores de incêndio. X-plane 10 oferece ainda um programa que possibilita a criação da própria aeronave. “Porém, são exigidos conhecimentos em engenharia para a construção”, alerta o jogador.

A recompensa está no modo on-line, que permite voar com pessoas do mundo inteiro. O jogo agrada por oferecer a sensação mais próxima a uma pilotagem profissional. Porém, é possível que afaste aqueles que, pela dificuldade, não são familiarizados com o gênero. “É aconselhável que se tenha algum conhecimento, tanto na parte de aviação quanto sobre as aeronaves”, recomenda Luiz.

O guia de início rápido que vem com o game fornece ensinamentos básicos, como decolar e configurar os controles. O manual completo, de 155 páginas, pode ser lido após o jogo ser instalado, mas não há versão em português.

Pela imensidão de componentes nos voos, é exigido um computador com configurações de última linha. O requisito mínimo não permite ao jogador experimentar tudo que o jogo tem a oferecer. Porém, o X-Plane 10 pode ser uma nova pedida para aqueles que querem uma atividade ainda mais intensa, pois tem um grau de realismo ainda não encontrado em outros simuladores. “Quanto mais a pessoa joga, mais aprende. Quanto mais aprende, mais sente vontade de jogar”, afirma Luiz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)