(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Conhecimento em rede

UFMG lança espaço digital para integrar seus produtos, serviços e tornar os dados disponíveis para a comunidade


postado em 25/10/2012 11:49

Projeto garante espaço para a troca de informações entre pesquisadores(foto: Colaborário UFMG/Reprodução Internet)
Projeto garante espaço para a troca de informações entre pesquisadores (foto: Colaborário UFMG/Reprodução Internet)
 

 

Colaborar: trabalhar em comunhão com outra pessoa. A palavra base que dá

nome ao Colaboratório UFMG ilustra perfeitamente o sentido do espaço digital (ufmg.br/colaboratorio), lançado no dia 18, que pretende integrar pesquisadores de diferentes áreas e lugares, além de estreitar o vínculo da instituição de ensino com a sociedade. A página virtual reúne diversos serviços colaborativos já existentes na UFMG, mas que não tinham visibilidade, como o UFMG Tube, canal de vídeos, o Repositório Digital, que armazena o acervo de teses, e a AgendaIN, que divulga eventos culturais e acadêmicos.

O projeto foi idealizado e é coordenado pela professora Maria Aparecida Moura, da Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional (CPInfo), em parceria com a Diretoria de Divulgação Científica (DDC), ambas vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão da universidade. Segundo a professora, o espaço foi criado seguindo a tendência internacional de se utilizar ferramentas, dispositivos e metodologias digitais para conectar estudiosos. As bases informacionais serão compartilhadas e, por meio do Repositório Digital, é possível criar comunidades que funcionem como fóruns de discussão. “De certa forma, não é preciso que os pesquisadores estejam reunidos no mesmo espaço físico, só no virtual”, explica.

Outro ponto importante do projeto é a sua função social: por meio dele, as teses e dissertações ganham maior visibilidade, facilitando o acesso direto da população. Assim como os outros, o recurso já era disponibilizado em um site diferente, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (https://bdtd.ibict.br). “Quem quiser fazer uma pesquisa já tem uma mostra do que está sendo estudado. Antes de iniciar, a pessoa pode descobrir se o assunto ou a abordagem do tema é realmente novidade”, ressalta a coordenadora. Segundo ela, o Colaboratório surge também como uma ferramenta para provocar o acaso, o encontro entre pessoas que estudam temas semelhantes e não se conhecem. “O projeto dá mais densidade e repercussão daquilo que a gente produz”, resume a professora Moura.

SAIBA MAIS COLABORATÓRIO
É um termo proposto, em 1989, pelo cientista da computação William Wulf para destacar as transformações aportadas à produção científica contemporânea devido à presença maciça das tecnologias de informação e comunicação em rede. Nesse contexto, os colaboratórios permitem que os pesquisadores compartilhem dados e informações provenientes de bases informacionais comuns e recursos computacionais, mesmo estando dispersos em distintas áreas do conhecimento e países. Através desse compartilhamento eles podem produzir conhecimentos de interesse comum sem as restrições de temporalidade ou espaços físicos típicos de ações acadêmicas dessa natureza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)