(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Conheça os novos horizontes do Windows 8

Boas novidades, inclusive com possibilidades de comando por toque de tela, integram o novo, e ainda mais seguro, sistema operacional da Microsoft, que será apresentado


postado em 25/10/2012 11:03 / atualizado em 25/10/2012 12:43

Win 8, produto da empresa criada por Bill Gates, surge, antes de tudo, de uma mudança nos seus rumos e na forma de encarar os novos tempos da mobilidade. (foto: Windows/Microsoft)
Win 8, produto da empresa criada por Bill Gates, surge, antes de tudo, de uma mudança nos seus rumos e na forma de encarar os novos tempos da mobilidade. (foto: Windows/Microsoft)
 

Windows 8 chegou. Ou, para ser mais exato, está chegando: a apresentação mundial está sendo feita pela Microsoft. No Brasil, o evento ocorre em São Paulo, devidamente acompanhado pelo Informátic@. Este está sendo considerado o mais importante lançamento da recente história da empresa criada por Bill Gates, pois trata-se, antes de tudo, de uma mudança nos seus rumos e na forma de encarar os novos tempos da mobilidade.

Windows é um sistema operacional utilizado em cerca de 90% dos computadores do mundo. A versão XP, que chegou ao mercado em 2001, também alterou um modelo tecnológico então vigente e se tornou o maior sucesso de vendas da Microsoft. Agora, portanto, caberia mesmo ao Win 8 redefinir um caminho para a manutenção e domínio desse mercado.

A nova plataforma não chega somente com a responsabilidade de repetir o sucesso do Windows 7, que foi lançado em 2009 e vendeu mais de 650 milhões de licenças. Nem com a tarefa de manter a hegemonia da Microsoft no universo da computação pessoal, que já dura quase 20 anos. Win 8 passa a ser uma importante peça na engrenagem da transição projetada pela empresa para a era pós-PC, onde as máquinas se tornam móveis, com telas sensíveis ao toque, além de interfaces bem mais interessantes e atraentes. É por isso que o novo sistema sofreu alterações, tornando-se um projeto com visual que mais parece um smartphone.

Nesta edição, levamos até você o comentário e a análise de especialistas sobre Win 8, que abordam, entre outros itens, as principais mudanças no sistema, a segurança da plataforma – considerada bem mais eficaz –, se vale a pena migrar das versões anteriores para a nova, entre outras questões. Acompanha artigo especial sobre o tema escrito pelo colunista deste caderno, B. Piropo, que testa há dois meses o Windows 8 em seus trabalhos.


E O FUTURO DO XP?
O Windows XP foi o sistema operacional da Microsoft de vida mais longa. E, apesar dos mal-sucedidos esforços da empresa para acabar com ele, como certos heróis de filmes americanos, o XP tem se mostrado duro de matar e ainda se aboleta em mais da metade das máquinas em funcionamento no planeta (pelo menos assim indicam as mais recentes estatísticas do respeitável site Netmarketshare, em https://netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=10&qptimeframe=M&qpsp=141&qpnp=1). É um excelente sistema, mas vai ficar cada vez mais difícil permanecer fiel a ele. Primeiro, porque a MS vai tornar isso cada vez mais difícil: encerrou o suporte e, há pouco mais de um ano, suspendeu definitivamente as vendas de máquinas com o sistema instalado. Segundo, porque sem as atualizações (os famosos pacotes de serviços) e com o Windows 8 e sua interface Metro no mercado, ficará cada vez mais complicado, quando não impossível, rodar os novos aplicativos e utilizar hardware de última geração no velho XP. A Microsoft, entretanto, garante que manterá até14 de janeiro de 2020 todas as ativações e atualizações disponibilizadas para a plataforma até abril de 2014.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)