(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Desinstalação completa de arquivos


postado em 18/10/2012 10:08 / atualizado em 18/10/2012 10:10

(foto: Arquivo D.A Press)
(foto: Arquivo D.A Press)
 

A maioria dos programas instalados no micro pode ser removida pela opção desinstalar programas do Painel de Controle do Windows ou por um desinstalador próprio. Acontece que muitos programas fazem uma remoção incompleta dos programas deixando “restos” espalhados pelo micro. Alguns não apagam todas as pastas criadas, outros deixam entradas no registro do Windows. Enfim, o seviço é malfeito e, ao longo do tempo, sempre contribui para o micro ficar mais lento.

Com o Revo Uninstaler, disponível em https://bit.ly/eBW2Rh, pode-se fazer uma remoção completa dos programas. Uma vez instalado e executado, o programa apresenta uma interface bastante simples. Na parte central da janela ele exibe ícones dos programas instalados no micro. Para fazer a desinstalação, você deve selecionar o ícone do programa e clicar no botão desinstalar, que fica na parte superior da tela.

O programa pede sua confirmação sobre a desinstalação e exibe uma tela oferecendo quatro tipos de ação. A primeira delas, “Desinstalação própria”, é a que menos interessa, pois faz a desinstalação usando o próprio desinstalador do programa que será removido. As demais opções aumentam o nível da varredura e da limpeza que será feita.

Cada um deles vai mais fundo, buscando encontrar vestígios do programa no registro do Windows e no disco rígido. Quanto mais profunda a varredura, mais demorado será o processo de limpeza, mas não é nada de outro mundo e que não valha a pena. O programa cria um ponto de restauro do sistema, executa o programa desinstalador original e monitora todas as suas atividades. Depois, faz sua própria varredura analisando tudo o que foi feito durante a desinstalação e é aí que ele entra em ação.

Se nada for encontrado, o programa termina. Caso contrário, aponta as sobras e pede sua autorização para remoção. Por exemplo, ao remover um programa, ele me mostrou uma caixa de diálogo apontando as sobras deixadas pelo desinstalador original.

Se isso acontecer, marque os itens para serem excluídos e pressione o botão Excluir. Você vai se surpreender com a quantidade de lixo que deixam em seu micro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)