(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Poupando bateria no Android


postado em 18/10/2012 09:57 / atualizado em 18/10/2012 10:04

(foto: Arquivo D.A Press)
(foto: Arquivo D.A Press)
A carga da bateria de seu telefone Android está se esgotando muito rapidamente? Felizmente o sistema operacional Android permite que você descubra exatamente que programas ou serviços estão drenando energia e quanto, percentualmente, cada um deles utiliza. A função é acionada na versão Android 4.1.1 (”Jelly Bean”) em “Configurações”, depois em “Bateria”. Em algumas versões anteriores, o caminho é “Configurações”, depois “Sobre o telefone, depois “Bateria” e talvez no seu modelo seja ainda diferente. Mas, se assim for, basta procurar nas configurações do aparelho para descobrir a forma de abrir a opção “Bateria”, que lhe mostrará um gráfico semelhante ao da Figura (obtida em um Samsung Nexus S utilizando a versão “Jelly Bean” do Android).

Nela se vê, no alto, a porcentagem de carga restante e o estado do aparelho. Logo abaixo, um gráfico de linha mostra o perfil do consumo e, quase ilegível devido ao contraste da foto, mas perfeitamente legível no telefone, o tempo estimado restante da carga (no caso, 19h 15m 0s). Mais abaixo aparece um gráfico de barras horizontais com os serviços e programas que estão contribuindo para o consumo e a porcentagem de carga que cada um está drenando, em ordem decrescente (na Figura aparecem apenas cinco serviços, mas rolando a tela para cima aparecerá a lista dos demais serviços e programas que estão consumindo energia da bateria).

Como era de esperar, os maiores responsáveis pelo consumo da bateria são os serviços ligados à conectividade. No caso da Figura, a ligação sem fio (WiFi) à minha rede doméstica, o consumo da célula em espera (já voltaremos a este ponto) e o telefone são os mais vorazes. Mas, se eu estivesse com a conectividade via Bluetooth ativa, com um serviço que utilizasse a localização via GPS em execução ou assistindo a um vídeo enquanto ele está sendo baixado (“streaming vídeo”), seus serviços certamente apareceriam perto do topo da lista.

Em seguida, vem a iluminação da tela e o uso do próprio sistema operacional. E, depois, os programas. Que, se tiverem sido desenvolvidos por um bom programador, deverão consumir pouca energia (mas é bom verificar; há programas malfeitos que nada fazem além de, por exemplo, mostrar animações na tela que são capazes de liquidar com sua bateria em poucas horas).

Porém a grande utilidade da função “bateria” não é apenas informar que serviços estão consumindo mais. Além disso, ela pode lhe prestar um inestimável serviço: permitir prolongar significativamente a duração da carga desativando os serviços mais vorazes e, eventualmente, desnecessários. Por exemplo: eu mantenho sempre a conexão Bluetooth desativada (quase não a uso) e somente ativo o WiFi quando pretendo conectar a alguma rede. Só com isso consigo um aumento considerável.

O próprio consumo do telefone pode ser reduzido significativamente se você mantiver desabilitada a conexão 3G, habilitando-a apenas quando pretender acessar a internet (procure, nas configurações de seu aparelho, pela entrada “Redes Moveis” e, nela, marque a caixa “Usar apenas redes 2G”; na versão “Jelly Bean” a entrada está em “Configurações”, depois “Redes sem fio e outras”, depois “Mais”. Em outras versões pode ser ligeiramente diferente; mas a opção estará sempre no início da lista de configurações).

Finalmente: o consumo da “Célula em espera”. Ele corresponde ao “esforço” que o sistema operacional faz tentando obter o sinal. E merece duas observações. A primeira é que, em alguns modelos Samsung, devido a um erro da empresa, este consumo aparece absurdamente elevado. Se você estiver em um local onde o sinal é forte e o consumo da célula em espera aparece demasiadamente alto, simplesmente esqueça. A indicação está errada e o consumo é normal. A segunda: se você estiver em um local onde não há sinal ou o sinal é muito fraco, então, sim, a célula em espera consumirá demasiada energia e sua carga se evaporará. Isso costuma acontecer em viagens de carro ou ônibus. Neste caso, sugiro manter o aparelho em “Modo avião” ao longo dos trechos de estrada onde, sabidamente, não houver sinal.


PERGUNTE AO PIROPO
Criando formatos personalizados em Excel

Preciso formatar células de forma a poder cronometrar o tempo de natação de meu filho em nível centesimal, mas o Excel só vai até segundos.
José Osvaldo Alvares de Andrade – Belo Horizonte/MG

O repertório de formatos de números predefinidos no Excel é variado, mas é impossível suprir toda a gama de necessidades dos diferentes usuários. Por isso, o Excel permite criar formatos personalizados. Para resolver seu problema: selecione a coluna onde entrará com os tempos clicando sobre o identificador da coluna (a “letra”) e em seguida clique com o botão direito sobre qualquer de suas células. No menu de contexto escolha “Formatar células” para abrir a janela correspondente, vá para a guia “Número” e, em “Categoria”, escolha “Personalizado”. Isso abrirá à direita o painel “Tipo:”. Na caixa de entrada de dados logo abaixo de “Tipo:” (que deve conter o termo “Geral”) entre com: “mm:ss,00” (se preferir entrar com até milésimos de segundo use “mm:ss,000”) exatamente assim, porém sem as aspas. Saia clicando em OK. Quando preencher a coluna, entre com os tempos no formato escolhido (por exemplo: “6:21,12” – sem as aspas – para seis minutos, vinte e um segundos e doze centésimos). Como toda a coluna estará formatada de acordo, os resultados das somas de tempos que aparecerão na mesma coluna também se apresentarão neste formato. Que permanecerá disponível em seu Excel (na guia “Números”, categoria “Personalizado”) e poderá ser usado repetidamente para formatar outras células, mesmo em outras planilhas. A vírgula após “mm” é o separador de decimais. Se seu Excel estiver ajustado para usar ponto como separador de decimais, use-o no lugar da vírgula. E vamos torcer para que as somas sejam cada vez menores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)