(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Tesla usa energia solar para abastecer carros elétricos


postado em 26/09/2012 09:44 / atualizado em 26/09/2012 09:44

Cabo elétrico plugado em um Tesla Roadster Sport (foto: AFP PHOTO/Mandel NGAN / FILES )
Cabo elétrico plugado em um Tesla Roadster Sport (foto: AFP PHOTO/Mandel NGAN / FILES )
 

SAN FRANCISCO - A montadora de automóveis americana Tesla, especializada em carros elétricos, divulgou nesta terça-feira a primeira parte do que anunciou ser uma grande rede de postos de abastecimento que fornecerá recargas gratuitas para seus veículos graças à energia solar.

A companhia anunciou a criação de seis postos denominados Supercharger na Califórnia (oeste), onde fica a sua sede, e revelou planos de abrir outros, localizados "nos corredores de tráfego intenso" de todo o território continental dos Estados Unidos.

A Tesla indicou que iniciará a instalação dos postos Supercharger na Europa e na Ásia no segundo semestre do ano que vem. A empresa se comprometeu a ter mais de 100 postos do tipo em operação até 2015.

"A rede Supercharger da Tesla é um elemento de mudança para os veículos elétricos, oferecendo viagens de longa distância com um nível de conforto equivalente ao de carros movidos a gasolina em termos práticos", disse o diretor-executivo da Tesla, Elon Musk.

"Estamos dando ao (automóvel) Model S a capacidade de circular em quase qualquer lugar gratuitamente com luz solar pura", acrescentou a fabricante.

A eletricidade usada nos postos Supercharger é gerada pelos sistemas solares desenhados para obter mais energia da que será utilizada pelos automóveis, informou a companhia.

O excesso de energia será desviado para as redes elétricas para uso geral.

"Isto responde ao mal entendido comum de que carregar um carro elétrico simplesmente aumenta as emissões de carbono das centrais elétricas", explicou a Tesla em um comunicado.

"Ao incluir um pequeno sistema de energia solar em casa, os proprietários de carros elétricos podem inclusive levar este mesmo princípio ao terreno da circulação em sua cidade", continuou.

Os postos Supercharger levarão cerca de meia hora para repor a eletricidade gasta por dirigir três horas a 100 km por hora, segundo a empresa.

A Tesla começou em junho a disponibilizar seu automóvel Model S, promovido como "o primeiro sedã premium elétrico do mundo".

A empresa, criada por Musk, co-fundador do PayPal e da SpaceX, em 2003, tem uma fábrica em Fremont, no norte da Califórnia.

A Tesla vende um modelo esportivo a mais de 100.000 dólares e lançou o Model S ao preço inicial de 49.900 dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)