(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

De olho no seu dinheiro

Brasil é o país da América Latina que mais sofre com ataques pela internet, geralmente através de e-mails falsos. Saiba o que está em risco


postado em 20/09/2012 10:03 / atualizado em 20/09/2012 11:07

Enquanto você navega pelo Facebook ou verifica seus e-mails tranquilamente, há pessoas empenhadas em roubar sua senha bancária e dados, invadir seu computador e privacidade, infectar sistemas, construir e-mails e sites falsos para enganá-lo. Sem exageros, os números comprovam que, proporcionalmente às facilidades que a internet oferece, os ataques de hackers se expandem. O que querem os cibercriminosos? A maioria, fortuna. A 2ª Cúpula Latino-americana de Analistas de Segurança, realizada pela empresa de antivírus Kaspersky na capital equatoriana, revelou dados assustadores (apurados entre janeiro e agosto deste ano). Primeiro, páginas de pornografia e pirataria estão no topo das mais arriscadas.

Destacam-se também as redes sociais, páginas que apresentam falsas promoções e prêmios, e campanhas de pessoas que pedem dinheiro e ajuda. Para os especialistas presentes no evento, a América Latina é o paraíso para os criminosos porque são países em crescimento econômico – principalmente o Brasil – com usuários imaturos e despreparados para as ameaças na web. O analista de malware da Kaspersky Fabio Assolini diz que o Brasil lidera o uso de aplicativos de bancos na internet em toda a América Latina, com 42 milhões de usuários. Mas é também o principal alvo de crimes cibernéticos nesse caso.

 “Os ataques por e-mails falsos no Brasil são os mais ativos do mundo. O país registra cerca de 5% a 10% de todo índice mundial”, compara. E mais: 36% de todos os cavalos de troia bancários no mundo são produzidos em solo brasileiro. As dicas básicas para se proteger são relativamente simples: instalar antivírus e ter uma senha minimamente segura. Mas a questão é bem mais séria. Por isso, o Informátic@ mostra como a polícia se especializa nesse tipo de investigação e por que nenhum sistema operacional está imune.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)