(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Conexões aliadas


postado em 13/09/2012 10:08

Para Paul Jacobs, executivo da Qualcomm, as conexões 3G podem melhorar a qualidade de vida e aumentar os negócios dos países(foto: Divulgação)
Para Paul Jacobs, executivo da Qualcomm, as conexões 3G podem melhorar a qualidade de vida e aumentar os negócios dos países (foto: Divulgação)

O aumento das conexões 3G no mundo tem criado possibilidades que pareciam inimagináveis, como o caso da Índia, onde pescadores usam celulares conectados à internet para conseguirem atendimento médico e evitam a sobrecarga dos hospitais. A iniciativa foi mostrada durante o Inovation Qualcomm São Paulo, evento que reúne os principais especialistas do mercado de telecomunicações. “A tecnologia sem fio é a plataforma para melhorar a qualidade de vida, aumentar os negócios e mudar as indústrias de energia, por exemplo”, disse Paul Jacobs, o executivo da Qualcomm, especializada em tecnologias para dispositivos móveis.

A expectativa é de que iniciativas como a da Índia cheguem a outros países. Segundo dados da empresa, são feitas mais de 1 milhão de novas conexões 3G no mundo diariamente. No Brasil, a previsão é de que existam 61 milhões de dispositivos conectados até o fim deste ano. Em paralelo, há também o número crescente de tráfego de dados por celulares. A empresa prevê um crescimento de 12 vezes até 2015. E o Brasil segue o ritmo.

Dário Dal Piaz, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm América Latina calcula que em dois anos o brasileiro, que baixa hoje cerca de 25 aplicativos por ano, alcançará a média chinesa de 80 aplicativos anuais. “O brasileiro adora o telefone inteligente e sabe das oportunidades que ele pode proporcionar”, afirma. A estimativa é que sejam vendidos 5 bilhões de smartphones até 2016 no mundo. O Brasil é o quinto maior mercado desses dispositivos.

“Cerca de 50% dos brasileiros checam o telefone a cada 20 minutos. As pessoas estão usando o telefone como um sexto sentido. Com ele você vê e até controla o que está lá fora”, afirma Jacobs. Um exemplo disso é quando uma pessoa tira uma foto da rua ou da sala da casa e, a partir daí, obtém todo tipo de informação, como a temperatura externa, os restaurantes disponíveis, ou consegue controlar o ar-condicionado do ambiente.

Investimentos Embora o país esteja no caminho certo, ainda há muito o que fazer para estimular o uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida. Um dos passos foi o acordo firmado entre a empresa Qualcomm e o governo, que começa a sair do papel: a construção de um laboratório da empresa em São Paulo. Segundo Dal Piaz, o local contará com unidades satélites em outras regiões do Brasil e estará operando a partir de outubro.

O lugar terá três funções principais: trabalhar com catálogo de aplicações relevantes e otimizá-las para o consumidor; difundir tecnologia e dar suporte em português; e trazer para os telefones bons negócios para os usuários. “Na China, o telefone de US$ 200 vem com US$ 400 de aplicativos. Queremos o mesmo aqui no Brasil”, afirma Dal Piaz.

 

4G em teste

Durante o Innovation Qualcomm São Paulo 2012, a Claro anunciou as primeiras cidades do Brasil que contam com o sistema 4G: Campos do Jordão (SP); Búzios (RJ) e Paraty (RJ). A ideia, segundo o presidente da Claro, Carlos Zenteno, é fazer um teste para a Copa das Confederações. Nas cidades, constatou-se a velocidade acima de 30MBps e foi possível assistir a filmes on-line sem atrasos na imagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)