Astrônomos detectam galáxia escura

postado em 12/07/2012 09:55

Santiago, Chile - Uma equipe de astrônomos do observatório de Cerro Paranal, no norte do Chile, detectou pela primeira vez uma galáxia escura, uma etapa do início da formação das galáxias e até então descrita apenas teoricamente, informou nesta quarta-feira o Observatório Austral Europeu (ESO).

O ESO - que administra o observatório de Paranal - explicou que são "pequenas galáxias do início do universo ricas em gás e muito ineficientes para formar estrelas", conhecidas como "os tijolos fundamentais das atuais galáxias brilhantes e repletas de estrelas".

O galáxia escura foi detectada a partir do Very Large Telescope (VLT) - considerado o instrumento ótico de observação mais potente do planeta - "observando seu brilho a partir da luz de um quasar".

Segundo o ESO, os astrônomos acreditam que este tipo de galáxia "alimentou galáxias de maior tamanho com grande parte do gás que mais tarde formou as estrelas que existem atualmente". Como não têm estrelas, as galáxias escuras não emitem muita luz, o que as torna difíceis de detectar.

"A solução para o problema de detectar uma galáxia escura foi, simplesmente, jogar um pouco de luz sobre ela", explicou o astrônomo Simon Lilly, citado pelo ESO.

"Com este estudo, demos um passo crucial para revelar e compreender as fases iniciais da formação estelar, como o processo pelo qual adquirem seu gás", disse Sebastiano Cantalupo, outro astrônomo que participou do estudo.

O VLT, situado em Cerro Paranal, 1.200 km ao norte de Santiago, é integrado por quatro telescópios óticos gigantes de 30 metros de altura e 8,2 metros de diâmetro, além de outros quatro telescópios auxiliares móveis, de 1,8 metro de diâmetro.