(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fotografia do futuro será medida em gigapixels


postado em 20/06/2012 18:49 / atualizado em 20/06/2012 19:01

Nikon D3200 apresentada nesta terça (19/06) está longe do futuro: 24 megapixels (foto: AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO )
Nikon D3200 apresentada nesta terça (19/06) está longe do futuro: 24 megapixels (foto: AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO )
PARIS - Engenheiros americanos apresentaram nesta quarta-feira, na revista científica Nature, um protótipo de câmera fotográfica capaz de capturar imagens com um nível de detalhes sem precedentes, medido em gigapixels ou milhares de pixels.

O pixel, ou ponto luminoso, é a unidade de base que permite medir a definição de uma imagem digital e um megapixel representa um milhão de pixels. Quanto mais pixels houver, melhor é a resolução da imagem.

A "supercâmera de fotos", desenvolvida pela equipe de David Brady (Universidade de Duke, Durham, Carolina do Norte, Estados Unidos) "registra uma imagem de um gigapixel em menos de um décimo de segundo", informou o engenheiro à AFP.

O protótipo de câmera "sincroniza" 98 pequenas câmeras em uma só.

"Cada uma das microcâmeras captura informações de uma área específica do campo visual", explicou David Brady. "Um processador informático com todas estas informações cria uma única imagem com muito detalhe", continuou.

"Em muitos casos, a câmera pode capturar imagens de coisas que os fotógrafos não conseguem ver sozinhos, mas podem detectar em seguida na imagem", explicou o engenheiro.

Segundo os cientistas, a próxima geração de câmeras com resolução de gigapixels poderia estar disponível nos próximos cinco anos, pelo menos para uso profissional, quando os componentes eletrônicos forem miniaturizados e mais eficazes.

Os cientistas afirmam que os elementos ópticos só representam 3% do protótipo, com tamanho ainda grande (75x75x50 cm), o resto é composto de componentes eletrônicos e processadores.

A câmera fotográfica com resolução de gigapixel abre as perspectivas para melhorar a segurança dos aeroportos, a vigilância militar ou inclusive a cobertura de manifestações esportivas, segundo seus desenvolvedores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)