(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Publicado estudo controverso sobre mutação da gripe das aves


postado em 02/05/2012 19:13

PARIS - Um controverso estudo sobre uma mutação do vírus da gripe das aves foi publicado nesta quarta-feira pela revista científica britânica Nature, sem que tivessem sido alterados "os elementos científicos essenciais". A revista também difundiu um relatório de uma agência de biossegurança favorável à publicação.

Assim, a Nature publicou o estudo de uma equipe do Wisconsin, chefiada por Yoshihiro Kawaoka, enquanto o cientista holandês Ron Fouchier está "revisando" o trabalho antes de sua divulgação da revista Science.

A equipe de Kawaoka explica que introduziu uma mutação por meio de um gene chave do vírus H5N1, tornando-o mais compatível com as células do sistema respiratório humano. Posteriormente, os cientistas usaram o vírus da gripe suína H1N1, que provocou uma pandemia em 2009, para criar um "híbrido H5/H1".

Depois, seis furões foram infectados com o vírus mutante e estes transmitiram o vírus a outros furões pelo ar, mas nenhum deles morreu.

A Nature também publicou o artigo de uma agência de biossegurança no qual afirma que os benefícios da publicação superam os riscos de um uso mal-intencionado da informação divulgada.

No fim de março, um painel não governamental de especialistas científicos e de segurança nos Estados Unidos havia dado luz verde para a publicação completa dos estudos sobre a gripe das aves mutante, revertendo a decisão anterior de omitir detalhes chave da pesquisa.

Especialistas dos Estados Unidos se opuseram previamente à publicação destes estudos, que mostravam como um vírus da gripe H5N1 criado em laboratório podia ser facilmente transmitido pelo ar entre os furões - por temor de que a informação acabasse em mãos erradas e desencadeasse uma pandemia mortal de gripe.

No fim de março, ao contrário, especialistas do Conselho Assessor Nacional Científico de Biossegurança (NSABB) consideraram que "a compreensão das mutações específicas pode melhorar a vigilância internacional e a saúde pública e a segurança".

Os especialistas concordaram por unanimidade em que a pesquisa da equipe do Wisconsin devia ser publicada na íntegra, segundo o previsto pela Nature.

No entanto, a votação sobre a pesquisa de Fouchier foi aprovada por 12-6 votos, indicando que persistiam algumas dúvidas entre os membros.

Estima-se que a gripe das aves seja responsável pela morte de mais da metade das pessoas que infecta, o faz dela uma doença muito mais letal do que as cepas típicas do vírus sazonal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, houve 573 casos de gripe das aves H5N1 em humanos em 15 países desde 2003, com 58,6% de casos fatais.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)