(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Acessando a tela de outro computador via internet


postado em 26/04/2012 11:51

(foto: Screenleap/Reprodução de tela)
(foto: Screenleap/Reprodução de tela)
Sua tia liga e diz que não está conseguindo fazer alguma coisa no micro. Aí, pede para você ajuda-lá a resolver o problema. Só que ela não consegue passar em detalhes o que está ocorrendo. A única solução é você ir até a casa dela. Bem, não necessariamente.

Assim como essa situação, existem muitas outras que se você não estiver vendo o que acontece na tela do micro, qualquer tentativa de suporte a distância fica complicada. Existem programas que permitem a você controlar outro micro a distância. Na maioria dos casos, você precisa instalar algum software no micro remoto e no seu para que você tenha acesso ao outro equipamento.

Mas em muitos casos você não precisa controlar o outro micro, precisa apenas entender o que ocorre por lá. Para essa situação vou propor o site https://www.screenleap.com. Sua finalidade é permitir que outras pessoas compartilhem a visualização da tela do seu computador.

Ele funciona com os principais navegadores do mercado. O único requisito é que o micro tenha um recurso chamado Java instalado. Se por acaso o seu micro não tiver, quando acessar o site ele indicará como fazer para baixar e instalar o programa.

O funcionamento é bem simples. Depois de entrar no site, clique no botão Share your screen. O programa mostrará uma mensagem sobre a necessidade do Java ou outra janela indicando um endereço de internet para ser passado para a pessoa que irá visualizar a sua tela (veja figura).

Ao digitar esse endereço no navegador, o outro micro verá na janela do próprio navegador uma tela similar à do seu micro. Observe apenas que existirá um pequeno atraso, de alguns segundos, entre o que acontece na sua tela e a exibição no outro micro.

Dessa forma, a outra pessoa poderá orientar os procedimentos que precisam ser executados para resolver a situação que o levou a compartilhar a tela. Enquanto a tela estiver sendo compartilhada, aparecerá um pequeno painel flutuante sobre ela. Você pode movê-lo de posição, mas não deve fechá-lo, pois caso contrário a conexão entre os dois micros será perdida. Se o programa funciona bem? Funciona, consegui resolver o problema da minha tia sem ter que ir até lá.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)