(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Revolução #crowd

A velha história de buscar a concretização de projetos por meio de doações ganha novos formatos graças à internet, que vê nascer diariamente sites de financiamento coletivo


postado em 26/04/2012 11:38 / atualizado em 26/04/2012 12:42

(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
No vazio do espaço já alugado, Luiz Marcos Ramos (foto), de 29 anos, baterista da banda de rock Festenkois, planeja como vai ficar o seu hub musical Tubo de ensaio. A base da proposta é criar um estúdio no Bairro Prado, Região Oeste de Belo Horizonte. Mais do que ensaios, o local pretende promover a troca de informações entre bandas independentes da cidade. A ideia de Luiz Marcos pode tomar tons mais reais daqui a um mês, caso obtenha sucesso na sua campanha no Catarse (https://migre.me/8Nvcw), primeiro site de financiamento coletivo do Brasil. Esse tipo de captação de recursos faz parte do conceito crowdsourcing, modelo que viabiliza a produção de conteúdo por meio da inteligência coletiva e voluntária.

Os exemplos bem-sucedidos dessa forma de colaboração são variados: das plataformas wikis, na internet, à concretização de projetos como o Ônibus Hacker, que passou por Belo Horizonte no último fim de semana. O veículo, que reúne profissionais de várias áreas que têm em comum o objetivo de criar novas possibilidades de uso para as ferramentas tecnológicas, foi comprado pela comunidade Transparência Hacker, depois de conseguir a doação de cerca de R$ 58 mil por colaboradores no Catarse.

Aplicativo
Na última semana, o mineiro André Gabriel lançou o Mobilize, aplicativo de financiamento coletivo para o Facebook, que promete facilitar a divulgação do projeto durante a campanha de arrecadação de recursos. Nos Estados Unidos, nasceu recentemente o Zocos (www.zokos.com/), plataforma para financiar jantares e pequenas reuniões. O criador do evento decide o número de convidados e envia os convites já com a cota de valores de cada um para a festa realmente ocorrer. As pessoas pagam pelo sistema Paypal e o encontro só se realiza se atingir a cota mínima de confirmados.

O Informátic@ conversou com pessoas que realizaram seu sonhos com a ajuda de estranhos colaboradores e com Tomás de Lara, sócio fundador de uma incubadora de projetos baseados na produção colaborativa. Desvende, nesta edição, o universo da revolução crowd, criadora de um novo tipo de economia nestes tempos digitalizados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)