(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Controle sem Controle

Ver TV é uma das atividades preferidas dos brasileiros. Por isso, o aparelho está cada vez mais multifuncional. Agora, já é possível comandá-lo até por voz e gestos


postado em 05/04/2012 10:59 / atualizado em 05/04/2012 11:03

(foto: Arte de Maurenilson Freire/CB/D.A Press sobre imagem de Sony/Divulgação)
(foto: Arte de Maurenilson Freire/CB/D.A Press sobre imagem de Sony/Divulgação)
Lima (Peru) – O que seria dos momentos em família para assistir a vídeos antigos? Ou dos namorados com seus filmes românticos? Ou das donas de casas com o último capítulo da novela? Claro que esse período sem o aparelho já existiu, ainda assim é difícil pensar na vida urbana sem o televisor. Tanto que, hoje, passar o tempo livre de olho na tevê é a atividade preferida de 85% dos brasileiros, segundo a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro. Navegar na internet, escutar música, descansar e reunir-se com os amigos também tiveram lugar privilegiado na opinião dos entrevistados.

Mas, atentos a todos os desejos do consumidor, os fabricantes agregaram aos aparelhos de TV estas funcionalidades: videoconferências, ligações telefônicas, rádio, acesso à internet, jogos e até a possibilidade de ler livros. Além disso, quem pensa que o controle remoto foi a melhor invenção nem imagina o que tem de novo. Agora, é por comandos de voz e identificação de gestos que as televisões atendem aos pedidos dos usuários. A Samsung, por exemplo, apresentou durante um fórum latino, em Lima (Peru), um desses modelos.

Inteligência total
Os sistemas dos televisores inteligentes estão disponíveis em 30 idiomas, inclusive o português. Dizer, por exemplo, “ligar tevê” ou “canal acima” foram as frases testadas na feira – e o aparelho as atendeu instantaneamente. O som é captado por dois microfones na parte superior e os movimentos, com a tecnologia parecida com a do equipamento Kinect do Xbox, são reconhecidos pela câmera. Além disso, podem ser feitas videochamadas pelo Skype e baixados aplicativos. Mas não é preciso dar adeus ao controle, que agora é sensível ao toque e serve, por exemplo, para que, de qualquer lugar da casa, seja dada uma ordem à televisão, por meio de um microfone.

O reconhecimento facial permite a criação de perfis na televisão, para que diferentes pessoas que utilizam o equipamento tenham aplicativos e recursos favoritos logo na tela. As configurações são estabelecidas pela identificação de rosto. Dessa forma, pais podem controlar o que os filhos veem e acessam. A Lenovo, por exemplo, também oferece modelos de TVs com o mesmo conceito: roda sistema operacional Android 4.0, tem comando de voz e rede para baixar atualizações de aplicativos. A LG, por sua vez, apostou no Cloud Game, no qual, pela televisão, é possível fazer streaming de jogos, e investe, com a Sony, no sistema de TV inteligente do Google, a Google TV – integração da TV e internet, com conectividade aos celulares Android.

E que tal, então, comandar programas de TV pelo smartphone? A maioria das fabricantes de televisores disponibilizam nas lojas virtuais programas para serem baixados no dispositivo móvel e substituir o controle remoto. Quando acionado, o usuário escolhe o modelo da TV e voilá. Para isso, basta que os dois aparelhos compartilhem da mesma rede de internet. Há ainda a possibilidade de o iPhone ser um controle remoto universal. Patente avaliada pelo site Patently Apple mostra que o celular poderá servir para controlar televisores e aparelhos de DVD. Na biografia autorizada de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson, o ex-executivo da empresa da maçã tinha em mente como deveria ser a televisão da Apple: “Integrada completamente e fácil de usar. Ela será sem fio e poderá ser sincronizada com todos os aparelhos e com a iCloud”. É só esperar.

E há pouco...
1950 – Inaugurada a televisão no Brasil
1950 – Primeiros modelos domésticos começaram a ser vendidos no Brasil
1950 – Primeiro controle remoto com fio
1956 – Criado o controle remoto que dispensa fios
1970 – Copa do Mundo transmitida ao vivo, via satélite
1972 – Transmissão oficial em cores no país
1982 – Chegada dos víideocassetes
1992 – Primeira tela de plasma
2005 – Telas LCD de 40 e 45 polegadas
2006 – TV digital no Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)