(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

3D e smart

Em evento anual, LG reafirma o foco de investimentos em aparelhos tridimensionais, inteligentes e cheios de design


postado em 15/03/2012 12:04

São Paulo – Sem valsa, mas ainda um sonho, no caso, digital. Assim foi a Digital Experience 2012, que pode ser considerada a festa da debutante LG Eletronics no Brasil, que comemora 15 anos do primeiro produto fabricado no país. O evento, promovido anualmente, reuniu no dia 8, em um único local, 350 lançamentos de setores diversos da empresa. No showroom estavam os aparelhos que devem chegar aos consumidores brasileiros durante o ano e que já foram apresentados ao público, anteriormente, em feiras internacionais como a Consumer Electronics Shows, em Las Vegas (Estados Unidos), e a Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha).

Muitos dados foram apresentados pelos executivos da LG e deixaram claro o objetivo da empresa de ser a número 1 em todas as categorias. Segundo o diretor de marketing Pablo Vidal, a expectativa é de que a companhia cresça mais de 25% em 2012. A marca foi a que mais avançou no setor de smartphones em 2011, do sétimo para o segundo lugar, o que representa 18,9% do mercado. O crescimento pode estar associado, principalmente, ao portfólio de celulares multichip da LG, que tem o primeiro modelo trichip à venda.

Lavadora envia notificação de problemas para reparos em tempo real
Lavadora envia notificação de problemas para reparos em tempo real
Os aparelhos para 2012 se resumem a três palavras: design, 3D e smart. Monitores, smartphones, notebooks, TVs e até home teather em três dimensões são a aposta clara da empresa. A oferta de aplicativos para televisores inteligentes é grande, chegando a mais de 500 disponíveis. Mas o conceito de smart também é embutido nos refrigeradores e lavadoras, que enviam notificação de problema direto para a central de suporte. O destaque de lançamentos ficou por conta da TV EM9600 de 55 polegadas, primeiro televisor Oled e 3D anunciado no país, e do celular Optimus 3D Max, que permite visualização 3D sem óculos especiais. Em sua segunda geração, o celular tem efeito tridimensional bem menos parecido com um tazo (disco colecionável reflexivo que fez sucesso na década de 1990).

Em testes
A tecnologia film patterned retarder (FPR) da LG, conhecida como 3D passivo, é o grande atrativo do portfólio de produtos da empresa. Óculos confortáveis e com preços acessíveis, que funcionam em qualquer modelo da LG, roubam clientes das concorrência. Nesse setor, a empresa sai na frente no mercado.

O esperado monitor Cinema 3D D2500N, o primeiro sem a necessidade de óculos especiais, ainda precisa ser aprimorado. Uma câmera na parte frontal do equipamento detecta os movimentos dos olhos e da cabeça do usuário para projetar as imagens, mas leva-se um tempo até conseguir enxergar o efeito de profundidade. E, mesmo assim, a calibragem do aparelho deixa a desejar, pois a visualização é embaçada.

Magic Remote: controle comanda ação por voz e gestos
Magic Remote: controle comanda ação por voz e gestos
Ainda na série Cinema 3D, os gamers vão curtir os modelos com recurso dual play, onde cada jogador tem a visão integral de seu jogo na tela, sem que a imagem seja repartida ao meio. A PentouchTV também encanta durante o teste. O aparelho permite que se escreva em sua superfície como uma caneta. Para além da brincadeira de deixar recados na tela ou mesmo de o televisor servir como quadro de desenhos para crianças, o equipamento é ideal para apresentações em escritórios. Apesar da dificuldade inicial em manuseá-lo, o magic remote, controle com comando de voz e gestos, se mostra um acessório e tanto na hora da preguiça. Basta falar que ele faz a busca. Funciona inclusive nas redes sociais.

Roberto Barbosa, diretor comercial da LG, acredita que o 3D deixou de ser apenas um nicho de mercado. “O consumidor brasileiro já está procurando por essa tecnologia na loja. Tem sido difícil até a reposição dos produtos”, explica. Para este ano, o diretor foi categórico ao afirmar que não haverá lançamentos de tablets no Brasil, como já existem disponíveis em outros países. “Tem que ter segurança para entrar no mercado. Não dá para competir com o iPad”, justifica. Por enquanto, a empresa investe na fabricação de ultrabooks.

TV EM9600: primeiro aparelho Oled e 3D anunciado no país
TV EM9600: primeiro aparelho Oled e 3D anunciado no país
O LG Optimus Vu, aparelho que se situa entre um tablet e um smartphone, concorrente direto do Galaxy Note da Samsung, não virá para o Brasil. Assim como outros celulares com suporte a rede 4G, a exemplo do LG Optimus LTE. Não teria sentido vendê-los em um território que não tem a rede. A maioria desses produtos chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre e ainda não tem preço definido.

*A repórter viajou a convite da LG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)