(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Organizando arquivos e pastas


postado em 08/03/2012 11:53

Depois de um certo tempo de uso de um computador você chega a um ponto onde o espaço em disco começa a ser um problema. Você pode usar ferramentas que limpam o disco eliminando arquivos desnecessários do sistema, mas possivelmente são os seus arquivos que ocupam o maior espaço do disco.

Muitas vezes fazemos uma cópia de uma pasta para outra unidade do disco rígido para executar uma ação temporária e acabamos esquecendo de apagá-la. Eu particularmente cometo esse erro com frequência. Copio as fotos do cartão de memória da máquina fotográfica para o disco e muitas vezes faço uma segunda cópia para eliminar as fotos que não gostei. Às vezes, esqueço de apagar a pasta de trabalho.

Outra situação que pode gerar problemas é quando fazemos uma cópia de uma pasta por questões de segurança e depois de algum tempo modificamos o conteúdo de uma delas sem atualizar a outra pasta com a mudança.

Já pensou você achar que tem todos os arquivos que precisa na pasta de backup e descobrir que ela não estava atualizada? Nesse caso específico um programa muito simples de usar mas que é um verdadeiro dedo duro é o Compare Advance que pode ser obtido em https://cnet.co/xOpBt9.

Com o programa executado, clique no ícone da pasta que aparece entre os campos Folder 1 e Folder 2. Selecione as duas pastas a serem comparadas. Em seguida, clique no botão Compare. Em alguns instantes você verá o resultado no painel da direita. Ele possui cinco abas. Na primeira você tem uma lista com todos os arquivos das duas pastas. Se houver discrepâncias, os arquivos serão destacados em outra cor.

As Abas Folder 1 e Folder 2 mostram arquivos que estão apenas naquela pasta. A Aba Same aponta os arquivos comuns às duas pastas. E a aba Different lista arquivos que estejam nas duas pastas mas com alguma diferença, como tamanho ou data de criação.

No painel da esquerda, a área Statistics mostra um resumo da situação das pastas. Existe a opção de sincronizá-las mas, atenção, utilize essa ferramenta indicando corretamente de onde para onde será feita a sincronização, senão você corre o risco de copiar arquivos antigos em cima de arquivos novos.

Essa é uma ferramenta gratuita e que não pode faltar em seu micro se você quer ter certeza de que todas suas pastas .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)