(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Site americano permite que pessoas em todo o mundo compartilhem segredos


postado em 05/03/2012 08:32

LONG BEACH - Gente de todo o mundo compartilha seus segredos mais íntimos com um americano anônimo e ele, por sua vez, revela todas suas intimidades em seu site, o PostSecret.com, que afirmar ser o blog sem publicidade mais visitado na internet.

"Nunca fui uma desses a quem as pessoas contam seus segredos", disse Frank Warren à AFP, depois de sua apresentação na prestigiada conferência TED sobre inovação em tecnologia e arte, realizada até esta sexta-feira em Long Beach, sul da Califórnia.

Confissões elaboradas, ilustradas, com fotos ou desenhos montados como uma colagem ou simplesmente feitas em cartões postais, chegam sem parar à caixa postal de Warren em sua casa de Maryland (leste), que todo domingo se compromete a publicá-las com destaque em sua página na internet.

"Não me canso de receber mensagens", contou.

A vida de Warren, que se descreveu como um pai de família típico das áreas residenciais e proprietário de uma pequena empresa, mudou com esse projeto lançado em 2004 como um hobby para se distrair de sua "lucrativa, mas insatisfatória" empresa de correio.

Warren começou a implantar sua ideia com a impressão de três mil distribuídos em Washington DC, pedindo às pessoas que partilhassem anonimamente algo que nunca haviam contado a ninguém.

A ideia se expandiu de maneira exponencial e agora recebe segredos de pessoas de todo o mundo.

Na conferência TED, Warren mostrou um postal feita com a metade de um copo de café de papel do Starbucks com a mensagem: "Dou café descafeinado aos clientes que são grosseiros comigo".

Em outro cartão, alguém lhe revelou: "Eu costumava trabalhar com um grupo de pessoas religiosas tão rígidas que às vezes não usava calcinha e ria de mim mesma".

Uma confissão chegou com uma nota de suicídio amassada. "Não a usei. Sinto que sou o homem mais feliz da Terra agora", dizia.

Outro era uma colagem de fotos de atores de Hollywood, entre os quais o remetente assegurava estar o pai de seu filho. "Ele me paga muito para manter seu segredo", acrescentava.

Muitos são histórias de solidão, autoflagelação ou de distúrbios alimentares, afirmou Warren.

"Uma das maiores surpresas é quando encontramos a força para compartilhar um segredo íntimo, que, em vez de nos afastar, nos conecta com nossa humanidade mais profunda", descreve Warren. "Todo mundo tem um segredo de partir o coração".

Warren mostrou uma foto sua junto a uma pirâmide de meio milhão de postais com segredos.

"Eu me encontrei em algo cheio mistério e maravilha", disse Warren, que financia sua página com sua empresa de envio de documentos e livros que reúnem diferentes confissões. "Os segredos nos lembram dos incontáveis dramas humanos que existem na vida das pessoas que nos cercam".

PostSecret serviu de inspiração a um estudante do Canadá para lançar seu próprio site, IFoundYourCamera.net (Encontrei sua câmera.net), que conecta as pessoas com suas fotos perdidas. Além disso, os postais do site de Warrem chegaram até a serem expostos no Museu de Arte Moderna.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)