(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Criar nuvens de palavras


postado em 23/02/2012 11:34

Você já deve ter reparado em muitos sites a exibição de palavras embaralhadas, com algumas de tamanhos diferentes de outras. A essa disposição de palavras denominou-se “word clouds”ou nuvens de palavras.

Nelas, o tamanho das letras indica a relevância da palavra no contexto em que é exibida. Esse recurso pode ser muito interessante para criar e exibir uma ideia numa apresentação, trabalho escolar ou um projeto.

Por meio do site https://www.wordle.net/ você pode fazer essas montagens. O funcionamento é simples: a nuvem é criada através da análise de todas as palavras de um texto fornecido. O resultado vai mostrar quais as mais relevantes, colocando-as com uma fonte (tamanho) maior. O site permite escolher vários leiautes para o resultado final.

Na página inicial do site, clique no link “Create”. Na página que se abre você tem um campo abaixo dos dizeres “Past in a bunch of text”, onde pode colar um texto, previamente escrito ou então digitá-lo diretamente no campo. Depois de colá-lo, pressione o botão Go.

A segunda opção é inserir ou digitar o endereço de uma página de um blog na internet no segundo campo e pressionar o botão Submit. A terceira opção voltada para usuários do serviço del.icio.us, para análise do conteúdo das publicações feitas pelos usuários.

A segunda ilustração mostra o resultado obtido com o texto da própria coluna. Na página onde a nuvem é exibida o leitor pode clicar no menu Layout e selecionar outras variantes para a nuvem. Pode, por exemplo, indicar que deseja mais palavras na vertical do que na horizontal.

No menu Language há a  opção de remover as palavras mais comuns de uma determinada língua. É uma nova maneira de comunicar tendências e evidências. Vale experimentar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)