(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

O poder do conhecimento

Criador de enciclopédia virtual sonha fazer que cada pessoa a use na própria língua


postado em 23/02/2012 11:18 / atualizado em 23/02/2012 11:22

Jimmy Wales, cofundador da Wikipedia e atual diretor da Wikipedia Foundation, nasceu no Alabama, Estados Unidos, em 1966. Na Randolph School, obteve os diplomas de bacharelado e mestrado em finanças. Aos 35 anos, ao assistir ao crescimento do mercado de softwares livres, teve a ideia de criar a enciclopédia virtual em 2001.

E, embora o sistema já esteja presente em cerca de 230 países e registre média de 400 milhões de acessos por mês, Wales quer mais: a meta é oferecer uma enciclopédia gratuita para cada pessoa no planeta, em todos os idiomas, o que ainda demanda muito trabalho, sobretudo na Índia, nos países do Sudeste Asiático e na África.

Como surgiu a ideia de criar a Wikipedia em 2001? Você imaginava na época que seria tão grande quanto é hoje?
Estava vendo o crescimento do movimento de softwares livres e percebi que essa forma de colaboração voluntária aberta seria muito poderosa. Tive a ideia de fazer uma enciclopédia gratuita sobre tudo e comecei a trabalhar imediatamente. Na época, tinha 35 anos. Lembro-me de olhar uma lista dos 100 sites mais acessados e pensei que faríamos um ótimo trabalho se estivéssemos entre eles ou até entre os 50 maiores. Mas hoje ocupamos o quinto lugar, o que tem sido maravilhoso.

O que você faria e com o que trabalharia se a Wikipedia não existisse?
Seria ainda um empreendedor e trabalharia com a internet. Mas não tenho ideia do que faria precisamente.

A Wikipedia comemorou em 15 de janeiro o 11º aniversário. Como você vê a retrospectiva de todos esses anos?
Tem sido uma experiência inacreditável e gratificante ver essa contribuição, que trouxe conhecimento gratuito para milhões de pessoas no mundo.

Qual é a importância de haver uma oferta tão vasta de informações? Como isso muda a vida das pessoas?
Espero que ajude as pessoas a se tornarem cidadãos mais informados. Acredito que a maior causa de conflitos desnecessários seja uma má decisão levada a cabo por políticos oportunistas, que se aproveitam da falta de informação de algumas pessoas. Conhecimento ajuda a entender o mundo e tomar melhores decisões.

Depois desses 11 anos, a Wikipedia superou a falta de confiança que surgiu pelo fato de qualquer um poder editar os textos? O que garante a credibilidade das informações? Como você lida com as críticas sobre credibilidade do sistema?
Sempre somos os mais críticos e criteriosos. O que podemos dizer é que muita gente acha a Wikipedia muito útil e nossa paixão é melhorar a qualidade constantemente, mas nunca ficamos satisfeitos. Hoje, as melhores pesquisas acadêmicas nos mostram que a Wikipedia rivaliza com a precisão das enciclopédias tradicionais. Mas, para nós, não é bom o suficiente. Precisamos ser os melhores na história do mundo em todos os aspectos.

Recentemente, você lançou um vídeo na internet no qual comentou que o número de colaboradores tem diminuído ao longo dos anos e fez um apelo para as pessoas aumentarem suas participações. Por que houve essa diminuição?
Isso é uma simplificação exagerada. A situação varia conforme os idiomas e a maturidade do projeto. Em alguns idiomas de maior abrangência, como é o caso do inglês, muito já foi feito, então as oportunidades para escrever são menores, e a necessidade de autores, também.

Como você vê a colaboração on-line no futuro? Até onde ela pode chegar, no que diz respeito a englobar o conhecimento produzido pela humanidade?
Minha visão é de oferecer uma enciclopédia gratuita para cada pessoa no planeta, no seu próprio idioma. Fizemos muito progresso em relação a esse objetivo, mas ainda há muito a ser feito.

Como você acha que uma enciclopédia pode lidar bem com eventos que estejam em curso, que ainda possam sofrer alterações? Qual a eficiência dela nesse caso?
De forma geral, a Wikipedia tem forte reputação de reagir rápida e precisamente aos novos eventos. Sempre fico impressionado, mesmo depois de todos esses anos, de ver quão bem esse processo funciona.

Os maiores competidores da Wikipedia são realmente os mecanismos de busca (como o Google), que já trazem boa parte da informação sobre um determinado tema?
Não concordo que os mecanismos de busca competem com a Wikipedia. Eles cumprem função muito diferente da Wikipedia. Quando as pessoas buscam uma informação básica, esses mecanismos encaminham o pedido para nós!

Como você vê o confronto entre o conteúdo da Wikipedia
e das enciclopédias tradicionais, que são caras e feitas
por editoras?
Só posso dizer o seguinte: as melhores pesquisas acadêmicas mostram que a Wikipedia é comparável com elas. Para mim, não é bom o suficiente. Quero exceder drasticamente a qualidade da enciclopédia tradicional em todos os aspectos.

A campanha para arrecadar recursos para a Wikipedia obteve U$S 20 milhões. O que será feito com esse montante?
Nosso orçamento é muito transparente e é publicado no portal da Wikipedia Foundation. O dinheiro é usado para propósitos muito variados, que vão desde a tecnologia (hardwares, programadores) até o alcance em países em desenvolvimento. Esta foi a nossa arrecadação mais rápida da história e a maior quantia recebida. Todo ano, céticos acreditam que esse tipo de campanha falhará e que seremos obrigados a colocar publicidade na enciclopédia, mas sempre mostramos a eles que isso não ocorre.

Projetos associados
A Wikipedia Foundation, cuja sede é na Flórida, nos Estados Unidos, foi criada em 2003. Ela opera vários projetos de colaboração, tais como Wikitionary, Wikipedia, Wikiversity, Wikibooks etc. Vale a observação de que a Wikileaks não faz parte dos projetos da Wikipedia Foundation. Wiki, em havaiano, significa extremamente rápido. Na web, o termo refere-se a um conjunto de documentos em hipertexto ou ao programa usado para criá-los. Na wiki, os usuários podem acrescentar, deletar e modificar o conteúdo ao navegar pelas páginas.


Grandes marcos do acesso à informação
Idade média
A informação fica restrita a poucas bibliotecas, geralmente nas mãos da Igreja Católica. O conhecimento é considerado uma forma de poder, e a instituição mais poderosa do mundo guarda esse acervo.

Fim da Idade Média e começo da Idade Moderna
Os tipos móveis de Gutemberg, inventados no fim do século 15, são responsáveis por revolucionar o modo de divulgar dados (por meio de livros impressos). Isso se dá em período próximo ao do Renascimento, no século 16, quando a América é descoberta pelos europeus e colonizada.

Os livros e os jornais popularizam-se, mas ainda circulam de forma restrita.

Idade Contemporânea
Nessa época, o acesso à informação se difunde. A Revolução Industrial mexe com o sistema produtivo e com a vida das pessoas. Muda a forma de elas comerem, se vestir e de fazer uma leitura do mundo. A Revolução volta-se para a ciência: há necessidade de conhecer mais e de produzir mais informações.

Nos séculos 18 e 19, surgem as enciclopédias, numa tentativa de sistematizar o conhecimento humano.

Século 19
Estrutura-se o sistema educacional tal como o conhecemos hoje. A escola passa a ter um papel importante, já que é reprodutora de todo o saber dos homens.

Surgem também as bibliotecas particulares das famílias burguesas. O espaço dedicado aos livros, segundo essas pessoas, é demonstração de bem viver.

Metade do século 19
Os livros se popularizam cada vez mais: é o século marcado pelo movimento romântico na literatura.

Número de pessoas com acesso a leituras e
informações cresce.

1900: último ano do século 19
A imprensa sensacionalista começa nessa época. Um jornal de Nova York trabalha nessa linha e obtém tiragem diária de 1 milhão de exemplares. É um sinal de que as pessoas estão indo mais à escola.

Depois da Segunda Guerra Mundial
Nessa época, o acesso à informação explode. Quanto mais a ciência e a tecnologia se desenvolvem, mais conhecimento é produzido e difundido. É a era do rádio, da televisão e da internet.


Fonte: Antônio José Barbosa, professor de história da Universidade de Brasília (UnB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)