(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Analistas temem concentração de dados que resulta da nova política do Google


postado em 13/02/2012 09:24

Para abrir uma conta de e-mail, inscrever-se em redes sociais e nos mais diversos sites, o internauta precisa concordar com as políticas de privacidade da página, aqueles textos longos que descrevem como os donos do serviço vão lidar com os dados pessoais inseridos pelos usuários. Nem todas as pessoas, no entanto, leem tais informações, preferindo clicar logo no botão “Continuar” para finalizar a inscrição. Ainda assim, todos que utilizam serviços da empresa Google nos quais precisam entrar com login e senha já devem ter recebido um e-mail alertando para as alterações nas políticas de privacidade e nos termos de serviço da companhia norte-americana, que começam a vigorar em 1º de março. A corporação vai substituir quase 70 documentos distintos com tais regras — um para cada serviço que a empresa oferece — por um pacote único de determinações. A ideia, segundo a companhia, é “criar uma experiência extremamente simples e intuitiva em todos os produtos do Google”.

Unificar essas determinações, no entanto, tem um preço: a junção dos dados dos clientes inseridos em cada uma das páginas da empresa. Ao agregar as informações disponibilizadas pelos usuários em vários serviços, a empresa mostrará anúncios na página de busca do Google de acordo com o que a pessoa envia por e-mail aos seus contatos, por exemplo. Como ponto positivo, o indivíduo pode escolher que tipo de publicidade quer ver nas páginas que visita e, ao integrar as diversas plataformas — inclusive captando dados dos smartphones com sistema operacional Android —, o Google tem como, por exemplo, ao ver a localização do indivíduo pelo celular e cruzar com as informações de compromissos dispostas no Google Calendar, dizer a seu cliente se ele vai se atrasar para uma reunião devido a um engarrafamento.

O coordenador de operações de tecnologia da informação da empresa de segurança da informação Módulo, Tiago Vilas Boas, detalha quais são as modificações mais significativas da companhia norte-americana. “Uma delas é que o Google combinará todos os seus serviços em uma única plataforma, para que seja possível uma associação entre os serviços. Outro ponto é que, após fazer o login em sua conta, o site poderá coletar todos os dados inseridos naquela página e em outros sites a partir daquele momento”, relata. “O que vejo de mais crítico nessa situação é o uso dos comentários do Google+2b2b nas futuras buscas. Os usuários precisam estar atentos a esse serviço e, se for o caso, remover tal associação no Google+2b2b para que seus comentários não fiquem expostos.”

 

Perguntas frequentes sobre as regras de privacidade

Devo ler a nova Política de Privacidade e os novos Termos de Serviço do Google?

Claro! Documentos jurídicos podem ser uma leitura difícil, mas são realmente importantes. Portanto, seja você um usuário novo ou de longa data, dedique um pouco de seu tempo para conhecer nossas práticas. Se possui pouco tempo, veja abaixo as respostas de algumas de suas perguntas.

O que há de novidade na nova Política de Privacidade?

Primeiro, reelaboramos a principal Política de Privacidade do Google do começo ao fim para torná-la mais simples e mais fácil de ler. A nova política substitui os mais de 60 documentos de privacidade específicos de cada produto já existentes. Tudo isso deve facilitar seu conhecimento sobre os dados que coletamos e como eles são usados.
Segundo, a nova política reflete nossos esforços para criar uma experiência de usuário do Google maravilhosamente simples e intuitiva. Ela esclarece que, se você tiver uma Conta do Google e estiver conectado a ela, podemos combinar informações fornecidas por você a um serviço com informações provenientes de outros serviços. Em resumo, podemos tratar você como um usuário único em todos nossos produtos.

O que há de diferente nos novos Termos de Serviço do Google?

Eles foram totalmente reelaborados também para ficar mais legíveis e evitar a repetição e a linguagem carregada de termos jurídicos. Os termos explicam com mais simplicidade os termos jurídicos associados ao uso de nossos serviços, inclusive o modo como tratamos o conteúdo apresentado pelos usuários. Também consolidamos muitos de nossos termos. A maioria dos produtos agora usa os Termos de Serviços do Google e alguns produtos usam termos adicionais ou separados.

O que permanece igual no modo como o Google lida com a privacidade?
Nosso objetivo continua sendo oferecer o máximo possível de transparência e escolha, e nossos princípios de privacidade não foram alterados. É por isso que suportamos produtos como o Google Dashboard, o Gerenciador de preferências de anúncios e outras ferramentas que ajudam a compreender e gerenciar os dados. Além disso, nunca venderemos nem compartilharemos suas informações pessoais sem sua permissão (a não ser em raras circunstâncias, como solicitações legais legítimas).

Quais são as opções para controlar como minhas informações são usadas?
Você ainda tem escolha e controle. Não é necessário fazer login para usar muitos de nossos serviços, incluindo a Pesquisa do Google, o Google Maps e o YouTube. Se estiver conectado, você poderá editar ou desativar seu histórico de pesquisa, desativar a gravação de bate-papo do Gmail, controlar como o Google personaliza os anúncios com base em seus interesses, usar o modo de navegação anônima do Google Chrome ou utilizar qualquer outra ferramenta de privacidade oferecida. O Google Dashboard é um excelente ponto de partida caso você deseje entender os dados associados a cada produto usado e controlar suas configurações de dados pessoais no Google.

O Google coletará mais informações sobre mim?
Não, o Google não coletará mais dados sobre você. Nossa nova política simplesmente explica que usamos os dados para refinar e aprimorar sua experiência nos serviços do Google nos quais você faz login para usar. Isso já é feito, e planejamos continuar fazendo no futuro para que possamos oferecer uma experiência mais simples e mais intuitiva.

Essa mudança significa que o Google planeja tornar pública as informações sobre mim?

Definitivamente, não. Você ainda poderá escolher e controlar o que compartilha. Nossa nova política simplesmente explica que, quando você está conectado, usamos os dados para refinar e aprimorar sua experiência pessoal no Google. Estamos simplificando nossa política com essa mudança e, com isso, tentando ser claros em relação a isso.

Que mudança devo esperar como resultado disso?
Com o tempo, você pode esperar melhores resultados de pesquisa, anúncios e outros conteúdos ao usar os serviços do Google. Uma experiência de usuário mais consistente no Google pode significar sugestões de ortografia mais precisas, porque você já as tinha digitado antes. Ou talvez possamos dizer-lhe que você chegará atrasado a uma reunião com base em seu local, em seu calendário ou nas condições do trânsito local. Os usuários do Google ainda precisam se esforçar para aproveitar ao máximo os nossos produtos, e queremos ajudá-los a fazer isso mais facilmente .
Continuaremos a trabalhar com afinco para garantir que qualquer inovação seja equilibrada com o nível adequado de privacidade e segurança para nossos usuários, conforme prometemos em nossos Princípios de Privacidade.

E se eu não quiser usar o Google segundo a nova Política de Privacidade e os novos Termos de Serviço?
Se você continuar a usar os serviços do Google após de 1º de março, você fará isso de acordo com a nova Política de Privacidade e com os novos Termos de Serviço. Se preferir fechar sua Conta do Google, basta seguir as instruções em nossa central de ajuda. Continuamos comprometidos com a liberação de dados e, portanto, se você quiser, poderá levar suas informações para qualquer outro lugar.

Conforme a nova Política de Privacidade e os novos Termos de Serviço, minhas informações privadas nos serviços do Google permanecerão privadas?
Sim. Como antes, não compartilhamos as informações pessoais de nossos usuários sem a permissão deles, salvo em circunstâncias muito limitadas, como uma ordem judicial legítima. Para mais detalhes, leia a seção da nova Política de Privacidade chamada “Informações que compartilhamos”.

O Google venderá minhas informações pessoais a terceiros?
Não. Não vendemos informações pessoais de nossos usuários. Não fazemos isso, ponto final.

Por que vocês estão mantendo os avisos de privacidade para alguns produtos, como o Google Livros e o Google Chrome, e não para outros?
Em alguns casos, como os serviços financeiros do tipo Carteira virtual do Google, um produto pode ser regulado por legislação específica do setor e exigir descrições detalhadas de nossas práticas. Em outros, como o Google Chrome, simplesmente queremos explicar nossas práticas de privacidade específicas para aqueles produtos com mais detalhes. Nesses casos, optamos por manter avisos específicos do produto e não agrupá-los na Política de Privacidade principal.

Como posso ver o que o Google sabe a meu respeito?
O Google Dashboard é um bom começo. Ele mostra as informações armazenadas em sua Conta do Google e permite que você altere as configurações de privacidade para diversos produtos a partir de um único local.
Tentamos ser transparentes sobre as informações que coletamos e dar a você escolhas significativas sobre como elas são usadas. Para saber mais sobre as ferramentas que o Google oferece para ajudá-lo a gerenciar sua privacidade, visite É bom saber.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)